FE-Unicamp celebra centenário Paulo Freire e 105 anos de Elza Freire com selo comemorativo

A Congregação da Faculdade de Educação (FE) da Unicamp aprovou a criação de selo comemorativo do centenário Paulo Freire e 105 anos de Elza Freire.

Criado pelas professoras Nima Spigolon (Unicamp) e Camila Coimbra (UFU), com arte de Felipe Menegheti, o selo é gratuito, democrático e público, com autorização de reprodução e demais usos para fins exclusivamente acadêmicos e permanecerá disponível para download no website da Faculdade de Educação até 31 de dezembro de 2021. 

O selo apresenta o “reencontro” de Elza com Paulo, na comemoração, no reconhecimento, na historicidade de seus pensamentos e de suas práxis na concepção de um mundo menos desigual e de uma educação libertadora. Educação libertadora que não se faz com um, no singular, mas com gente, no plural. "Reencontro" na luta, na humildade, no amor, na esperança, na reflexão crítica e na confiança, mediatizada pelo diálogo. Nesse diálogo, a obra e vida de Paulo Freire são amalgamadas por Elza Freire. Encontramos, pois, a amorosidade de ambos a constituir esse legado humano, político e pedagógico. Ao reconhecer em Elza a presença de Paulo e em Paulo a presença de Elza anunciamos, de fato, uma relação dialógica e dialética e, de direito, um conjunto de teorias e práticas no campo da transformação social.

Clique aqui para baixar o selo comemorativo em diferentes versões.