FCC convida para cerimônia online de prêmio voltadas para a formação inicial de professores nesta sexta (25)

Evento de premiação de iniciativas voltadas para a formação inicial de professores ocorre virtualmente e aborda temas ligados à linguagem, literatura e sociologia em diferentes regiões do país

As atividades de formação docente durante a pandemia de covid-19 foram marcadas por desafios, adaptações e criatividade nos cursos de licenciatura brasileiros. Na 12ª edição do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques, três experiências desenvolvidas neste contexto serão premiadas, com temas ligados ao ensino de língua portuguesa em tempos de pandemia, às discussões sobre mulheres na literatura e ao uso de podcasts para abordar conceitos das ciências sociais. A cerimônia acontece no dia 25 de novembro (sexta-feira), às 10 horas, pelo canal da Fundação Carlos Chagas no YouTube. 

 

 

Na iniciativa Práticas de ensino de língua portuguesa em tempos de covid-19: universidade e escola em diálogo, estudantes da licenciatura em letras da Unisinos, no Rio Grande do Sul, aproximaram-se da prática profissional por meio da elaboração de projetos didáticos de gênero, sob coordenação do docente Anderson Carnin. 

Na licenciatura em língua italiana da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Universidade Federal da Bahia (UFBA), as docentes Paula Freitas e Cristiane Landulfo, respectivamente, coordenaram a experiência @Meninas e Mulheres na Literatura: escrita diaspórica em língua italiana, conexão de redes, de saberes e formação docente. Nela, ao longo de três meses, estudantes organizaram um curso multimodal com postagens no Instagram, vídeos no YouTube, podcasts e outros meios, sobre dez obras escritas por mulheres de origem africana e asiática que escrevem em italiano e abordam questões como racismo, gênero e colonialismo.

Em Goiás, os docentes Suzane Vieira e Danilo Rabelo, da Universidade Federal de Goiás (UFG), coordenaram a iniciativa Podcast Socializando: a produção do podcast como instrumento de formação de professores de sociologia e meio de aprendizagem criativa. A produção foi uma forma de aproveitar a comunicação digital para ensinar, aprender e socializar de modo mais dialogado e horizontal em uma das disciplinas de estágio supervisionado da licenciatura em ciências sociais. 

Detalhes das três iniciativas serão apresentados na cerimônia de premiação, que contará com a participação de intérpretes de Libras e com o lançamento dos relatos sobre as experiências na série Textos FCC

O Prêmio Professor Rubens Murillo Marques é uma iniciativa que busca reconhecer e valorizar experiências formativas desenvolvidas por docentes de cursos de licenciatura na formação de novos professores da educação básica. Cada um dos laureados receberá um prêmio de R$ 20 mil, diploma e um troféu que replica a escultura da artista plástica Vera Lucia Richter abrigada no jardim interno da Fundação Carlos Chagas. 

Saiba mais

Cerimônia de Premiação da 12ª edição do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques

Quando: 25 de novembro, às 10 horas

Onde: Canal da Fundação Carlos Chagas no YouTube

E-mail: premiormm@fcc.org.br

Sobre a Fundação Carlos Chagas

A Fundação Carlos Chagas é uma instituição de direito privado e sem fins lucrativos que vem atuando em duas grandes áreas: Avaliação/Concursos/Processo Seletivo e Pesquisa e Educação. Há mais de 50 anos, é reconhecida pela competência na avaliação de sistemas e pesquisas socioeducativas com promoção de estudos sobre temas direta ou indiretamente relacionados à educação, envolvendo avaliação, seleção de pessoas, políticas públicas, formação e trabalho docente, direitos sociais e relações etárias, de gênero e raciais. 

Site: https://www.fcc.org.br/fcc/

 

Leia Também