Encontro discutiu realização das Reuniões Científicas Regionais da ANPEd

 

Os coordenadores das Reuniões Científicas Regionais, a diretoria da ANPEd e a coordenadoria do Forpred se reuniram no dia 08 de maio na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FAE/UFMG).

 

O objetivo do encontro foi debater pontos importantes da realização das Reuniões Científicas Regionais, anteriormente conhecidas como Anpedinhas.

 

Pelo estatuto aprovado na 35a RA em Porto de Galinhas em outubro de 2012, tais reuniões serão realizadas a partir de agora em anos intercalados à Reunião Nacional da Anped.

Outra decisão importante da revisão estatutária é a exigência de que as próximas gestões da associação sejam compostas por um vice-presidente de cada região do país, membro que deverá necessariamente integrar a comissão organizadora da reunião de sua respectiva região.

 

A presidente da ANPEd, Dalila Andrade Oliveira ressaltou que a assembleia extraordinária que aprovou o novo estatuto decidiu pela organicidade de tais reuniões. “Com os vice-presidentes regionais, vamos pensar esse enraizamento regional com consistência, sem massificar, garantindo a democratização e a isonomia.”

 

Nesse sentido, durante o encontro na FAE/UFMG os coordenadores apresentaram especificidades das reuniões regionais – como datas, financiamentos, regras de submissão e público-alvo – a fim de se buscar uma unidade comum e um calendário articulado (que não coincida com outros importantes eventos da educação).

 

Ao final da reunião foi formada, dentre os presentes, uma comissão de trabalho e estudo que se encontrará em agosto. A partir disso será desenhada uma resolução que será apresentada na assembleia ordinária da 36a Reunião Nacional da ANPEd, em outubro, em Goiânia.

 

 

 

Coordenadores das Reuniões Científicas Regionais

           

* EVA MARIA SIQUEIRA ALVES - Região Norte/Nordeste

   TÂNIA REGINA LOBATO DO SANTOS - Região Norte/Nordeste        

 

* LAERTHE DE MORAES ABREU JÚNIOR - Sudeste          

   SAMUEL MENDONÇA - Sudeste

 

* RAQUEL APARECIDA FREITAS - Centro-Oeste     

           

* VALÉRIA SILVA FERREIRA - Região Sul

   GEOVANA MENDES - Região Sul

 

* ALFREDO MACEDO GOMES- EPPN 

Forpred

JEFFERSON MAINARDES - coordenador