Em defesa da educação, da democracia e da cidadania: neste dia do professor reafirmamos a resistência a qualquer forma de autoritarismo

O Brasil vive neste momento um embate com uma perspectiva restritiva de cidadania, que nomeia os que devem ser excluídos, a partir de discursos que recuperam elementos do obscurantismo da vida social. Revemos apologia à tortura, à ditadura, a símbolos nazistas. Articulada e escondida sob estes elementos está uma perspectiva de desmonte da educação pública, de negação do direito ao ensino superior, está a necessidade de corte e privatização da educação básica, a criminalização do pensamento livre, o silenciamento de professores e de pesquisadores.

Neste dia dos professores é preciso reafirmar que educação é o oposto disto tudo. A Constituição Federal de 1988 consagrou a ideia de que a função precípua da educação no Brasil é a de garantir o pleno desenvolvimento dos sujeitos e, para fazer isto, entre os princípios da educação nacional estão a valorização do professores e a pluralidade de ideias e concepções pedagógicas, questões fundamentais para a autonomia docente.

Como desenvolver plenamente os sujeitos? Reconhecendo e reafirmando o direito de todos e todas brasileiros/ brasileiras estarem na escola, da educação infantil à pós-graduação. Garantindo recursos para que as escolas e universidade sejam espaços de formação plena. Para isto é fundamental garantir o cumprimento do Plano Nacional de Educação 2014-2024 e seus compromissos com a expansão da oferta e a qualidade da educação, o que só será possível com a revisão da Emenda Constitucional 95.

Como garantir valorização de professores? Não há valorização sem respeito aos professores. Respeito implica liberdade de pensamento, condições de trabalho dignas, remuneração adequada.

Que este dia 15 de outubro seja um dia de resistência. Que possamos celebrar o dia dos professores reafirmando nosso compromisso com a democracia e com a educação pública para todos/as.

O dia dos professores precisa extrapolar o dia 15 de outubro. Precisa nos mobilizar para que, neste processo eleitoral, a opção de cada um e cada uma que tem compromisso com os valores democráticos expresse isto nas urnas.

Pela real valorização dos profissionais da educação!

Pela educação de qualidade para todos!

Pela democracia!

 

Associação Brasileira de Currículo (ABdC)

Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBENbio)

Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC)

Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação (FINEDUCA)

Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)

Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)  

Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE)

Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)

Fórum Nacional de Diretores de Faculdades, Centros de Educação ou Equivalentes das Universidades Públicas Brasileiras (FORUMDIR)

Movimento Nacional em Defesa do Ensino Médio (MNDEM)

 

Leia Também

Posicionamentos da ANPEd

Educação

Educação

Posicionamentos da ANPEd

Educação

Posicionamentos da ANPEd

Posicionamentos da ANPEd

Educação

Posicionamentos da ANPEd

Educação