Editorial - Boletim ANPEd de junho 2015

Apresentamos aos nossos associados e usuários do Portal da ANPEd na Internet o Boletim do mês de junho. Aqui você encontra tanto informes institucionais quanto matérias e entrevistas que evidenciam temas decisivos do cenário nacional, cujo conteúdo também movimenta nosso portal e redes sociais.

A 37a Reunião Nacional da ANPEd já começa a tomar forma, com a divulgação dos trabalhos aprovados após recurso e dos filmes selecionados para o Curta ANPEd - lembramos também que as inscrições para a participação na reunião nacional encerram-se no dia 27 de julho. Para você conhecer um pouco mais do que vai acontecer em Floripa, pedimos a professores que apresentarão Trabalhos Encomendados pelos GTs que falassem um pouco sobre o que abordarão no encontro. E para entrar no clima da cultura da capital catarinense, a professora Olinda Evangelista preparou um texto especial sobre os bordados, suporte e linguagem que utilizou para criar a bela imagem-tema da reunião.

O Boletim e o Portal ANPEd também seguem com a proposta de produzir materiais jornalísticos de qualidade sobre o cenário da educação brasileira, a exemplo da reportagem sobre a construção da Base Nacional Comum e, no formato de vídeo, uma entrevista com o professor Tarcísio Mauro Vago, um dos responsáveis pelo programa de rádio do projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil, há sete anos no ar pela rádio UFMG Educativa.

A abertura a colaborações ganha destaque nesta edição com o texto do professor Luiz Carlos Freitas (Unicamp) sobre o documento "Pátria Educadora". O tema também tem movimentado o Fórum ANPEd Debate, canal de comunicação da Associação aberto em maio de 2015 e que já somou quase cinco mil visualizações em seus tópicos – o segundo tema colocado em discussão foi a Base Nacional Comum.

Aqui você também acompanha a atuação e posicionamento da ANPEd em torno de assuntos de significativa importância para o debate sobre a educação, como o corte no financiamento de pesquisa, a proposta de redução da maioridade penal e a questão da identidade de gênero nos Planos Estaduais e Municipais de Educação. Outro posicionamento importante da Associação, junto a demais entidades de pesquisa, refere-se à entrevista concedida por, Viviane Senna, Presidente do Instituto Ayrton Senna, ao jornal Folha de São Paulo, em que desqualifica as pesquisas realizadas na área da educação. Como diz a carta, "entendemos que achismo é condenar uma área de estudos e suas pesquisas por desconhecimento da sua produção".

Convidamos a todos a também colaborarem com nosso Boletim enviando notícias de interesse da Associação e textos curtos de reflexão sobre questões relacionadas com a política educacional e a pesquisa na área. Além do email, a interação pode ocorrer através dos espaços de comentários em nosso portal e nas redes sociais (twitter e facebook). O Portal da ANPEd e seus canais de interação são espaços de divulgação de reportagens, entrevistas, eventos e editais relacionados à Educação, mas sobretudo de diálogo com você.

Clique aqui para acessar o Boletim da ANPEd de junho de 2015.