Editorial - Boletim ANPEd de julho 2015

Apresentamos a você, associado da ANPEd, o Boletim do mês de julho de 2015. Nesta edição trazemos três reportagens especiais - para as quais contamos com colaborações, entrevistas e depoimentos de pesquisadores da Educação - representativas dos desafios que se impõem atualmente a nossa área. Na primeira delas mostramos os impactos dos cortes do governo federal no orçamento do MEC da educação infantil à pós-graduação - o contingenciamento, de mais de R$ 9 bilhões, vem recebendo duras críticas da ANPEd e demais entidades de pesquisa. A segunda matéria faz uma reflexão sobre o processo de "militarização" de escolas públicas em diferentes estados do país, a exemplo de Goiás. Por fim, chamamos a atenção para o preocupante processo de evasão de quadros de servidores no INEP - para tentar entender esta situação ouvimos um ex-diretor do instituto.

Com menos de dois meses para a Reunião Nacional da ANPEd em Florianópolis, trazemos informes sobre o encontro, cujas principais informações sobre a agenda científica e de suporte aos associados já se encontram no site do evento. Esta edição, como informa este boletim, retomará a Homenagem Paulo Freire, desta vez para destacar a atuação de movimentos e instituições da área de educação (o processo de indicações encontra-se aberto até o dia 3 de setembro). A homenagem é viabilizada através de um convênio firmado com a Secadi/MEC, que também realiza um concurso de artigos, como você pode ler aqui. E para já entrar no clima da programação da 37a Reunião Nacional, preparamos uma reportagem sobre os filmes selecionados para a I Curta ANPEd, cujas sessões ocorrerão na UFSC durante o encontro.

Convidados a comunidade acadêmica a também participar do debate da minuta da resolução sobre Ética na Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais, tema que tem movimentado o Fórum ANPEd Debate, ferramenta online aberta a todos interessados em dialogar sobre diversos assuntos da área. Por fim, mas não menos importante, apresentamos neste boletim o lançamento da edição bilíngue da RBE, além de vários outros informes sobre a agenda da Associação e eventos da área.

Boa Leitura!