Editores de periódicos pedem apoio e valorização por arte das universidades frente a quadro de cortes e fechamento de revistas

Editores/as e representantes de entidades do Fórum das Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Letras, Linguística e Artes (FCHSSALLA), reunidos durante evento do da ANPOLL, reforçam em documento os princípios e diagnósticos que têm sido realizados em diversos espaços sobre a situação dos periódicos científicos das nossas áreas e apontam medidas urgentes para garantir a sobrevivência qualificada desses periódicos.

A carta, que pode ser acessada aqui, foi endereçada ao Fórum de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação, à Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais, à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior e aos Gestores/as das Universidades Públicas, Privadas, Comunitárias e Confessionais.

Confira os principais pontos do documento:

Partindo do pressuposto de que o conhecimento produzido em nossas universidades deve ser de acesso amplo e gratuito, com preocupação crescente, observamos que os financiamentos para divulgação científica, que já eram insuficientes, sofreram cortes ainda maiores. Estes cortes implicam não só no fechamento de periódicos importantes e consolidados, como ameaçam a sobrevivência de muitos outros das áreas das Humanidades, gerando um impacto negativo que vai no sentido oposto ao da democratização do acesso ao conhecimento. Em função deste quadro algumas medidas precisam ser tomadas:

1) É urgente que as universidades apoiem de forma objetiva o trabalho de produção dos periódicos. Editores/as e demais membros de equipe, que trabalham voluntariamente, devem ter este trabalho reconhecido de forma objetiva, como, por exemplo, alocandose estas horas de trabalho na carga horária total do/da docente. Além desta proposta, é vital a existência de suporte mediante contratação de bolsistas ou produção de editais próprios de sustentação das revistas, entre outras iniciativas similares possíveis a cada Instituição.

2) É imperativo que o trabalho de todos/as envolvidos/as na produção dos periódicos seja melhor contemplado. Em outras palavras, que este trabalho seja incorporado, de modo substantivo, como índice de avaliação nas universidades, pelas áreas e pelas agências de fomento, incluindo-se nesses processos a valorização do trabalho essencial de pareceristas;

3) Os critérios de avaliação das áreas, incluindo os que definem o Qualis, devem levar em conta a expertise e o trabalho de editores/as de periódicos; Acreditamos que estas ações são imprescindíveis e precisam ser priorizadas em nossos espaços acadêmicos. Caso contrário, todo o sistema de difusão do conhecimento, que se entrelaça aos sistemas de avaliação da pós-graduação, poderá ser irremediavelmente comprometido. Neste sentido, aguardamos um posicionamento sobre o que apontamos, na perspectiva de encaminhamentos e soluções resultantes dos férteis e respeitosos diálogos que sempre mantivemos.

Assinam:

Fórum de Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Letras, Linguística e Artes - FCHSSALLA

Fórum de Editores da ANPOLL

Associação Brasileira de Antropologia – ABA

Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social - ABEPSS

Associação Brasileira de Ensino de Biologia – SBENBio

Associação Brasileira de Estudos Sociais das Ciências e das Tecnologias – ESOCITE.BR

Associação Brasileira de Literatura Comparada - ABRALIC

Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas - ABRAPCORP

Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo – SBPJor

Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências - ABRAPEC

Associação Brasileira de Professores de Italiano – ABPI

Associação Brasileira de Psicologia Política – ABPP

Associação de Linguística Aplicada do Brasil – ALAB

Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação - ANPED

Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Letras e Linguística - ANPOLL

Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música - ANPPOM

Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia – ANPEPP

Associação Nacional de Pós-graduação em Teologia e Ciências da Religião – ANPTECRE

Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais - ANPOCS

Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia - ANPEGE

Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Comunicação – Compós

Fórum de Editores da FFLCH da Universidade de São Paulo

Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio – RENBio

Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos - SBEC

Sociedade Brasileira de História da Educação - SBHE

Sociedade Brasileira de Psicologia – SBP

Sociedade Brasileira de Sociologia – SBS