Documento ‘Pátria Educadora’ será tema de debate na próxima terça-feira (19) na Unirio

A UNIRIO sedia na próxima terça-feira, dia 19, debate sobre o documento Pátria Educadora: a qualificação do ensino básico como obra de construção nacional, divulgado recentemente pela Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República. O texto apresenta proposta preliminar para um projeto nacional de qualificação do ensino básico. O encontro acontece às 9h30, no Auditório Paulo Freire.

O debate Pátria Educadora: o que está sendo e o que pode vir a ser é uma ação coletiva interinstitucional promovida por professores de diversas universidades do Rio de Janeiro. A parceria inclui docentes da UNIRIO, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), da Universidade Federal Fluminense (UFF), da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e de diferentes unidades da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Na UNIRIO, a realização está a cargo da professora Andréa Fetzner, da Escola de Educação. “Queremos construir um conceito mais plural de ‘Pátria Educadora’”, revela a docente. Segundo ela, o objetivo do evento é “mobilizar a comunidade acadêmica para que o documento seja modificado, de forma a incorporar o caminho que o Brasil vem tomando nos últimos 12 anos, em direção à democratização da educação”.

O Auditório Paulo Freire se localiza no Centro de Ciências Humanas e Sociais (Av. Pasteur, 458, Urca).

Outras informações pelo e-mail pesquisagepac@gmail.com

Debate Patria Educadora 19 05 2015

fonte: Unirio