Docentes de licenciatura de todo o país podem se inscrever para 13ª edição do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques

Iniciativa da Fundação Carlos Chagas premia experiências de formação de professores desenvolvidas em instituições de ensino superior públicas e privadas e receberá inscrições até 12 de junho 

A formação inicial de professores da educação básica é um dos requisitos fundamentais para o desenvolvimento de boas práticas pedagógicas nos diversos contextos escolares. Com o objetivo de valorizar e divulgar experiências que contribuem para a aprendizagem da docência dos futuros professores, a Fundação Carlos Chagas (FCC) promove anualmente o Prêmio Professor Rubens Murillo Marques. Podem concorrer trabalhos sobre experiências realizadas exclusivamente em cursos de licenciatura, de instituições públicas ou privadas de todas as regiões brasileiras, desenvolvidas  em até três anos antes do lançamento do edital. 

Neste ano, os docentes premiados receberão R$ 30 mil, além de um troféu que replica escultura da artista plástica Vera Lucia Richter e um diploma. As experiências também farão parte de volume especial da série Textos FCC, publicação da Fundação Carlos Chagas que oferece informações detalhadas sobre procedimentos metodológicos como forma de subsidiar outras iniciativas de especialistas e demais interessados.

Ao longo de sua história, o Prêmio já recebeu mais de 800 trabalhos inscritos, sobre temas nas diversas áreas do conhecimento. A seleção dos projetos é realizada por uma Comissão de Especialistas e pelo Comitê Executivo do Prêmio, com base nas contribuições da experiência para a aprendizagem da docência do futuro professor da educação básica, no detalhamento dos procedimentos didáticos empregados, na relevância da iniciativa para a formação de professores e na sua organização e coerência. 

“Nossa expectativa é a de que professores de licenciatura de todo o Brasil sintam-se encorajados a registrar suas experiências formativas detalhando a maneira como ela foi desenvolvida e como a iniciativa contribuiu para a aprendizagem da docência na educação básica”, explica Patrícia Albieri de Almeida, pesquisadora da Fundação Carlos Chagas e integrante do Comitê Executivo da premiação.

O nome do Prêmio é uma homenagem ao Professor Rubens Murillo Marques, um dos fundadores da Fundação Carlos Chagas e seu atual presidente de honra.

O edital e o regulamento da 13ª edição estão disponíveis no site da FCC, onde será possível realizar as inscrições gratuitamente até 12 de junho de 2023. 

Sobre a Fundação Carlos Chagas

A Fundação Carlos Chagas é uma instituição de direito privado e sem fins lucrativos que atua em duas grandes áreas: Avaliação/Concursos/Processo Seletivo e Pesquisa e Educação. No campo educacional, é reconhecida há mais de 50 anos pela competência em promover pesquisas sobre temas como avaliação, políticas públicas, educação infantil, formação e trabalho de professores, além de direitos sociais e relações de gênero e raça/etnia. 

Mais informações:

Prêmio Professor Rubens Murillo Marques - Fundação Carlos Chagas

Prestigiando e divulgando experiências formativas realizadas por professores dos cursos de Licenciaturas

https://www.fcc.org.br/fcc/premios/premio-rubens-murillo-marques

E-mail: premiormm@fcc.org.br

 

Para a imprensa

Divulgação via LinkedIn pode ser compartilhada neste link.

Divulgação via Instagram pode ser compartilhada neste link.

Peças para redes sociais podem ser encontradas na pasta PPRMM 2023

E-mail: comunicacao@fcc.org.br | Telefone: (11) 3723-4357 ou (11) 99192-1684 (Luanne Caires)

 

 

Leia Também

Educação

Ética na Pesquisa