Depoimentos de expectativa da Diretoria, FORPREd e FEPAE para a 39ª Reunião Nacional da ANPEd

Confira depoimentos de expectativa de membros da diretoria da ANPEd e coordenação nacional do FEPAE para a 39ª Reunião Nacional, que ocorrerá entre os dias 20 e 24 de outubro na UFF, em Niterói.

 

Maria Dilnéia Espíndola Fernandes (UFMS) - vice-presidente da ANPEd pela região Centro-Oeste

"A 39ª Reunião da ANPEd será um marco de resistência para o campo da pós-graduação e pesquisa. Precisamos estar juntos desta vez mais do que nunca para lutarmos em defesa da pesquisa e da ciência. Nosso encontro em Niterói se aproxima, na UFF. Todos juntos somos a defesa da pós-graduação e pesquisa em educação, bem como da ciência. Na Reunião nos fortaleceremos para enfrentar as rupturas e as descontinuidades recentes impostas ao modelo de pós-graduação no País".

 

Mário Azevedo (UEM) - diretor financeiro da ANPEd

“A Educação tem encontro marcado em Niterói. Participar da 39ª Reunião Nacional da ANPEd é fazer parte da luta em defesa da Democracia e da Educação Pública no Brasil. De 20 a 24 de Outubro de 2019, a Universidade Federal Fluminense (UFF), como um espaço público e de promoção do bem comum, será a sede da resistência, da democracia, da solidariedade, da diversidade, da igualdade, da liberdade, do diálogo e do humanismo. A 39ª. RN da ANPEd, a exemplo das edições anteriores, será um marco para o debate sobre a Educação no Brasil. Ademais, em “Era de Risco”, como denominou Ulrich Beck, tal encontro será a oportunidade para a construção inteligente, criativa e participativa de respostas aos perigos que rondam a Educação e a Democracia. Vida Longa à ANPEd!”

 

Sônia Araújo (UFPA) - Vice-presidente ANPEd pela região Norte

"Referência na análise crítica sobre a educação brasileira, a ANPEd, ao longo de seus 40 anos, se tornou uma entidade importante e respeitada no cenário nacional e internacional. Reunindo pesquisadores renomados do campo da educação, suas reuniões, nacional e regionais, são esperadas com expectativas por proporcionar à academia as mais sagazes reflexões sobre políticas, teorias e práticas educacionais. Mediante as crises política, econômica e social pelas quais passa o país, decorrentes, especialmente, dos ataques à democracia, a ANPEd, como sempre, não se furtando ao debate, colocará em discussão as ameaças à educação pública e à pesquisa do país, assim como as lutas e resistências necessárias ao enfrentamento desta situação. Será um momento importante da história da Associação e a presença de todos nós educadores da educação básica, pesquisadores, estudantes de pós-graduação se faz urgente. Venha para a ANPEd! Participe de sua 39ª Reunião! Junte-se a nós na defesa da escola pública, da ciência e da universidade!"

João Batista Carvalho Nunes (UECE) - Coordenador do FORPREd

Participar da 39ª Reunião Nacional da ANPEd, que acontecerá na UFF, em Niterói, representa a oportunidade de conhecer o que se está pesquisando em Educação no País e fora dele, assim como debater sobre os rumos da área no atual momento do Brasil. Vivemos um período de forte ataque à pós-graduação e à pesquisa, particularmente a desenvolvida na área das Ciências Humanas. Essa Reunião Nacional, com o tema "Educação pública e pesquisa: ataques, lutas e resistências", mostrará como, apesar de todas as dificuldades e investidas contra a área de Educação, ela está viva e seus/uas pesquisadores/as estão produzindo conhecimento, mudando realidades e contribuindo efetivamente para uma educação pública de qualidade, democrática e laica. Por isso convido a todos/as, seja pesquisador/a, professor/a e estudante de graduação ou pós-graduação, professor/a e estudante da educação básica, e se juntar a nós na 39ª Reunião Nacional da ANPEd nesse momento tão importante para o fortalecimento da área.

FEPAE - coordenação: José Luís Bizelli (UNES) e Claudio Pinto Nunes (UESB)

"A reunião do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (FEPAE) que vai acontecer dentro da 39a Reunião Nacional da ANPEd marca um momento decisivo para editoras e editores de revistas que militam dentro da Área da Educação brasileira. A reunião acontecerá no dia 20 de outubro e traz em sua pauta discussões como: o processo de avaliação realizado pela CAPES, através do Qualis, das revistas nacionais e internacionais, cujo impacto é sentido no momento de contagem da produção docente de cada programa de pós-graduação; a eleição das coordenações regionais e nacional; e, principalmente, a elaboração do Regimento Geral do FEPAE, que deverá ser encaminhado para a aprovação da Assembleia Geral da ANPEd, configurando as necessidades expressas pelos editores nacionais e as expectativas da associação frente à missão de seu órgão mais recente, criado em outubro de 2011, por ocasião da 34ª Reunião de Natal. Assim, torna-se fundamental a participação de todas editoras e  todos editores – na 39a Reunião Nacional da ANPEd."