Depoimentos da Diretoria ANPEd 2011-2013

A atual Diretoria da ANPEd se despede do comando da Associação no próximo dia 12 de dezembro, quando toma posse a próxima gestão. Leia aqui o depoimento dos integrantes da gestão que esteve à frente da ANPEd no biênio 2011-2013. 

                                                                        

Na foto: Eliza Bartolozzi, Carmen Teresa Gabriel, Dalila Andrade, João Ferreira, Leda Scheibe, Antonio Cabral Neto e Elizeu Clementino - Diretoria ANPEd biênio 2013-2015

Clique aqui e leia a entrevista especial com a presidente da ANPEd (biênio 2013-2015) Dalila Andrade Oliveira. 

Leda Scheibe (UFSC /UNOESC) - Vice-presidente

Acompanho a Anped desde a sua criação. E não é a primeira vez que faço parte, por quatro anos, da sua diretoria, ocupando uma das suas vice-presidências. Tenho muita satisfação em ter participado do desenvolvimento da pós-graduação em educação no nosso país por meio das ações deste coletivo que é a Anped, que vi crescer, frutificar e ocupar um espaço cada vez maior nas lutas em busca da melhoria da educação brasileira em todos os seus níveis e modalidades.

É dessa forma que vi e vejo o crescimento dos Grupos de Trabalho no interior da Associação; o  desenvolvimento extraordinário do Forpred; a criação do Fepae; o papel da RBE; as inúmeras Comissões; o valoroso conjunto dos associados, que sempre deram decisivo suporte às nossas realizações. 

Diante do gigantismo do desafio educacional brasileiro, a Anped, mais uma vez, nestes últimos quatro anos, participou de inúmeras frentes organizadas para modificar questões estruturais dos nossos sistemas de ensino, os grandes responsáveis pela democratização da educação no País. O crescimento e expansão da Associação exigiu nova organização interna, que culminou na revisão estatutária, acompanhada de novos processos articuladores, ampliando a transparência no que se refere às mais diversas atividades; a regulamentação e novas normas para o seu melhor funcionamento; a modificação de práticas e processos para o andamento das tarefas organizativas da entidade.

Tudo isso permitiu também ampliar a participação da Associação nas discussões importantes para a área junto às outras entidades educacionais no País e aos setores governamentais – MEC, CAPES, CNPq, Secretarias estaduais e municipais de educação, entre outros. 

Tenho orgulho de ter participado, nestes quatro anos, de uma diretoria que trabalhou muito, com muita garra e responsabilidade naquilo que lhe competia. Penso que contribuímos decisivamente para o desenvolvimento da nossa Associação, fazendo jus à sua história e ao trabalho sempre dedicado das suas diretorias.

Aos membros da nossa secretaria e pessoal de apoio, com quem sempre pudemos contar; e aos colegas Cabral, João, Eliseu, Elisa , Carmen, Antônio Flávio, sempre sob a batuta da nossa incansável Presidenta Dalila, deixo o meu afeto e já uma grande saudade antecipada.

Antônio Cabral Neto (UFRN) – Vice-Presidente

O que dizer após quatro anos de trabalho frente à diretoria da Anped? Muitas coisas poderiam ser relatadas, mas nesse espaço/tempo não teria condições para evidenciar todos os ângulos dessa rica experiência. Destaco primeiro que formamos um grupo que, sob a maestria de nossa presidenta, professora Dalila Oliveira, uma liderança forte e com uma capacidade enorme de negociação política, construímos relações sólidas de amizade e profissionais. Somos, de fato, um coletivo que conduziu a associação, nesse período, procurando ampliar o seu raio de atuação na área acadêmica e, ao mesmo tempo, promovendo uma forte inserção social, dentre outras medidas, ao deslocar as nossas reuniões anuais para as várias regiões do país. Segundo, foi um período de muitas mudanças internas na Associação, todas elas enfrentadas com lucidez e conduzidas democraticamente, com o enfrentamento do debate transparente, o que contribui, de forma fulcral, para o aperfeiçoamento dos mecanismos de gestão de nossa Associação.

Foi também um momento de fortes debates no campo da política educacional no qual a Anped se inseriu de forma crítica, autônoma e proativa. Ocupamos de forma competente, em articulação com os Grupos de Trabalho, o debate nessa arena, colocando a nossa produção acadêmica como base para qualificar o debate. Ao final de nosso mandato deixamos a Anped organizada e, fortemente, estruturada para que ela possa continuar a exercer o seu papel de produtora e articuladora de conhecimento na área de educação e se firme, cada vez mais, como importante instância para o enfrentamento do debate e para influir na definição das políticas educacionais para o país, concebidas como política de estado.  Registro, por fim, a profícua convivência com os meus colegas (Dalila Oliveira, Leda Scheibe, João Oliveira, Elizeu Clementino, Antônio Flávio Moreira, Carmem Gabriel, Eliza Bartolozzi) que além de fortalecer os nossos laços pessoais, se constituiu em momentos de privilegiado debate sobre temas educacionais.    

João Ferreira de Oliveira (UFG) - Vice-presidente

Considero uma grande honra e uma grande responsabilidade ter podido integrar a Diretoria da Anped de 2011 a 2013. Aprendi muito com essa experiência. A Anped mudou bastante nesse período e também ampliou muito suas ações internas e externas.

Internamente:

- iniciamos e consolidamos o processo de realização de reuniões itinerantes, fora de Caxambu, com muitos desafios, mas também muitos êxitos; concluímos nossa gestão, em 2013, realizando a 36ª RA numa Universidade Pública, a UFG;

- discutimos assuntos diversos de interesse da Comunidade Acadêmica por meio de comissões especiais, apoiando as decisões da Diretoria;

- regulamentamos o funcionamento do Comitê Científico, como exigia o Estatuto e iniciamos a discussão da regulamentação dos GTs;

- tornamos mais transparente o planejamento das atividades, assim como a prestação de contas da Associação;

- Discutimos e aprovamos o novo Estatuto da Anped, com a integração efetiva das reuniões científicas regionais da Anped e do FEPAE;

- Ampliamos o número de associados individuais e institucionais, fortalecendo o Forpred;

- Mudamos o sistema e o portal da Anped, visando torná-los mais ágeis e amigáveis;

- Mudamos contratos e realizamos alterações no trabalho da secretaria da Anped, tendo em vista reduzir custos e qualificar o trabalho;

- Ampliamos nossa comunicação direta com os associados por meio do Boletim, do Portal e do envio de emails; concluímos esse processo entregando um novo Portal no início de dezembro de 2013;

- Buscamos aperfeiçoar a RBE, trabalhando mais coletivamente e apoiando as ações do corpo Conselho Editorial.

Externamente:

- Ampliamos nossa visibilidade no cenário nacional por meio do debate e da proposição de políticas educacionais, sobretudo de pesquisa, pós-graduação, Ciência e Tecnologia, formação e valorização docente, educação superior, alfabetização, jovens e adultos, educação profissional, TICs etc.;

- Estivemos mais presentes nos debates da agenda da educação em geral, ampliando a participação das coordenações e dos integrantes dos GTs, assim como da Diretoria;

- Procuramos fortalecer o papel da Anped como principal entidade científica do campo da educação, uma vez que representa pesquisadores e programas de pós-graduação desse campo;

- Conquistamos mais apoio das agencias de fomento para a realização de nossas reuniões científicas, assim como maior número de associados com anuidade em dias.   

Enfim, trabalhamos muito e procuramos fazer o nosso melhor pra Anped. Dessa experiência, ficarão as realizações, o aprendizado com os colegas, a convivência acadêmica e os momentos de alegria e de compartilhamento, em especial, com a Diretoria, com o pessoal da Secretaria, dos GTs, Forpred, Fepae, Comissões e RBE.

Deixo aqui  meu abraço.  

Carmen Teresa Gabriel (UFRJ) - Secretária-adjunta

Entrei na diretoria da ANPEd, na segunda gestão do grupo presidido por Dalila, assumindo o lugar de segundo secretário. Entrar em um grupo já consolidado com uma trajetória coletiva de sucesso foi simultaneamente desafiador e reconfortante. Desafiador pois o que estava em jogo era entrar para somar, para reafirmar o compromisso com as decisões e orientações gerais de um coletivo que apostava  na pesquisa do campo da Educação para potencializar a política científica no país, bem como em seus efeitos na construção de um sistema educacional mais justo, mais democrático. Ao longo de minha inserção nesse grupo me foi possível vivenciar em várias ocasiões de embates, travados em diferentes contextos, a coerência, transparência e pertinência dessa aposta, que se traduziram em muitas das conquistas realizadas nessa gestão. Reconfortante, porque a acolhida carinhosa e respeitosa dos colegas - Dalila, Leda,  Cabral, João, Elizeu e Eliza - me deixou à vontade desde o primeiro dia, deixando claro para mim que teria espaço, voz e voto nesse coletivo.

Aprendi muito sobre as tensões e contradições de nossa área, sobre a importância de um trabalho coletivo em termos de decisão compartilhada, sobre as implicações em nossas vidas privadas de um cargo de responsabilidade, sobre parcerias e articulações, sobre amizade.  Aprendi, sobretudo, a importância da ANPEd na condução de ações na área educacional, não como um sujeito coletivo que paira acima das demandas oriundas de vários grupos e interesses, mas como gestora política e acadêmica dessas diferentes demandas que decide em meio às disputas aquilo que seus membros consideram contingencialmente como sendo a melhor política para a área.  Entre o que pude contribuir para esse coletivo e o aprendizado profissional e pessoal que o tempo compartilhado na gestão de ANPEd me trouxe, fica a certeza  que  valeu à pena enfrentar o desafio.

Eliza Bartolozzi - Secretária-adjunta (UFES)

Participar da diretoria da ANPEd foi uma rica e privilegiada oportunidade de conhecer o funcionamento de uma associação científica que tem como natureza o desenvolvimento de um trabalho em prol do fortalecimento da pós-graduação em educação no Brasil. Esse trabalho foi assumido com muita garra e compromisso por essa diretoria que se empenhou na consolidação do papel da ANPEd no cenário político do País com forte protagonismo nos espaços institucionais nestes últimos quatro anos. Participar da diretoria da ANPEd implicou na adoção de posições corajosas para a promoção de transformações estruturais de forma a atender melhor ao crescimento da pós-graduação. O trabalho foi intenso no sentido de priorizar uma gestão financeira saudável, assegurando o trabalho dos funcionários e a realização itinerante das reuniões científicas sem alterar o valor da anuidade dos associados. Mas, participar da diretoria da ANPEd, significou um aprendizado sobre a história da ANPEd. Uma história construída por pessoas como Dalila que tem uma trajetória de professora e de pesquisadora com reconhecimento nacional e internacional pelo trabalho dedicado à educação. Participar da diretoria da ANPEd significou, sobretudo, encontrar pessoas com formas diferentes e diversas de compartilhar experiências. Com todas elas eu aprendi um pouco. Por isso, agradeço a Dalila, Antonio Flavio, Leda, João, Cabral, Elizeu, Carmen, Cleide, Rose, Renata, Simone e Roberto pela convivência e acolhimento.

Elizeu Clementino de Souza (PPGEduC/UNEB) - Secretário-Geral

O trabalho de gestão que encerramos foi sempre construído numa perspectiva de diálogo e pautado numa gestão coletiva e colaborativa, com a firme e implicada atuação de Dalila Oliveira, na condição de Presidente da ANPEd, com quem aprendi muito nestes últimos anos, especialmente pela escuta, partilha e confiança que desenvolvemos cotidianamente, para além da gestão da Associação. Do mesmo modo, com os colegas de gestão (Leda Scheibe, Antônio Cabral, João Ferreira, Antônio Flávio Moreira, Eliza Bartolozzi e Carmem Gabriel) fomos nos descobrindo e criando laços de amizade, resultando numa firme e consistente gestão da Anped, através da discussão de questões políticas sobre o campo educacional e a política de pós-graduação, bem como pelas transformações empreendidas na Associação, em função das mudanças da área e da própria pós-graduação e educação no país.

Cabe destacar que o crescimento da área e as próprias transformações da Associação marcaram ações significativas da gestão, através do fortalecimento dos Grupos de Trabalho, da relação com o Comitê Científico, das mudanças na RBE, da inserção e atuação política da ANPEd na defesa da pós-graduação e da educação. Poderia destacar dois grandes eixos que pautaram a gestão nestes últimos anos, primeiro a atuação política da Associação em parceria com outras entidades da área, a discussão de questões políticas sobre a educação e a pós-graduação com segmentos do governo e com agências de fomento. Segundo, as ações de gerenciamento organizacional-financeiro da associação, implicando na mudança estatutária, na circulação da reunião nacional pelos estados e a contribuição para superação de assimetrias da pós-graduação, na normatização de aspectos acadêmicos, resultando na criação do FEPAE e de novas instâncias da associação, através de diálogos mais fecundos com o FORPRED, Comitê Científico, Coordenadores dos Grupos de Trabalho e a Revista Brasileira de Educação.

Do ponto de vista gerencial, além das questões já destacadas e tendo em vista as novas exigências colocadas na gestão da ANPEd, revisamos e implementamos novos contratos com colaboradores, grantindo transparência e publicação necessárias das contas da Associação, contribuindo para o fortalecimento, consolidação acadêmica e política por meio da independência econômica.  São diversos os desafios que se colocam na gestão da ANPEd, especialmente por considerar a necessidade de ampliarmos os diálogos sobre o lugar ocupado pela ANPEd e normatizações de questões estruturais para a Associação, já iniciados com a aprovação do novo estatuto, o que exige superação de domínios cristalizados e enfrentamentos transparentes de modificações necessárias para o estabelecimento de relações mais orgânicas entre a ANPEd e as reuniões regionais.

Por fim, agradeço aos colegas e amigos da diretoria pela participação neste coletivo, pelos vínculos construídos e também à nossa equipe técnica (Cleide, Rose, Renata, Roberto e Simone), pela dedicação, empenho e competência que dispensam na realização de suas atividades.