“Defender a educação é defender um futuro democrático”, diz Boaventura sobre 39ª ANPEd, que tem inscrições abertas

A 39ª Reunião Nacional da ANPEd contará com uma ampla programação em torno do tema “Educação Pública e Pesquisa: ataques, lutas e resistência”, que se estende em sessões especiais, minicursos, sessões conversa, debates e espaços de diálogo para pesquisadores, estudantes, professores da rede básica e superior. Mais de 800 trabalhos foram inscritos e serão apresentados no encontro, mostrando a importância e a qualidade da pesquisa. No momento a Reunião Nacional encontra-se com inscrições abertas a todos aqueles que buscam defender e debater a educação pública e democrática no país, ao longo de cinco dias na Universidade Federal Fluminense (UFF) em Niterói.

Em entrevista à ANPEd, Boaventura de Sousa Santos, que fará a conferência abertura da 39ª ANPEd, afirma que a realização do encontro é de uma importância crucial. “Talvez nunca tenha sido tão importante como desta vez. Eu penso que neste momento defender a educação, defender a pesquisa, defender a educação e a escola pública é defender a democracia brasileira. E é portanto defender um futuro democrático para as novas gerações. É tão básico quanto isso”, argumenta o pesquisador português. Para Boaventura, o encontro permitirá defender a democracia num contexto de graves “ataques que estão a ser deferidos contra a educação pública no Brasil, com os cortes a todos os níveis de educação e obviamente também à pesquisa, à toda a comunidade científica brasileira”. Mas também será uma oportunidade de aprofundar a democracia e promover o conhecimento produzido no Brasil “através dos seus educadores e, portanto, através de uma rede geral da educação e da pesquisa”, convida.

Ao longo de cinco dias de programação, os participantes poderão acompanhar debates entre qualificados pesquisadores nacionais e internacionais e aprofundar, através de minicursos, sessões especiais e painéis temáticos temas como política educacional, Educação Popular, Educação Infantil, financiamento, tecnologias digitais, Educação Ambiental e gênero.