Comissão estuda mudanças no processo de avaliação de trabalhos para as Reuniões Anuais

             A diretoria da ANPED institui uma comissão com o objetivo de proceder estudos e apresentar estratégias para aperfeiçoar a atual sistemática de avaliação adotada pela associação para avaliar os trabalhos e os pôsteres a serem apresentados em suas Reuniões Anuais.

Essa decisão da diretoria foi motivada, dentre outros fatores, pelas discussões efetivadas durante a última reunião conjunta do Comitê Científico com a Diretoria da Anped, realizada durante a 34ª Reunião Anual, em Natal, em outubro de 2011 e, também, pelas avaliações que já vinham sendo realizadas no âmbito da própria diretoria as quais identificavam a necessidade de ajustar a sistemática de avaliação para atender aos novos cenários e às demandas dessa nova fase da associação.
Essa comissão vem trabalhando sob a coordenação do Professor Antônio Zuin, atual coordenador do Comitê Científico, com a participação de outros sócios da Anped com larga experiência nessa área de avaliação de trabalhos para apresentação em congressos. A comissão trabalhou online, a partir de uma agenda proposta pelo coordenador, a qual serviu de ponto de partida para as propostas e sugestões dos demais membros da Comissão. Foram realizadas inicialmente duas rodadas de discussão em que os membros da Comissão dialogaram sobre os principais temas proposto na agenda e, no dia 06 de junho, o coordenador da Comissão enviou uma versão preliminar do Relatório para os últimos ajustes.
Dentre os principais temas abordados no âmbito da Comissão podem-se destacar: a relação entre os avaliadores  Ad-hoc e o Comitê Científico (CC); o número de trabalhos aprovados e excedentes; a participação dos membros suplentes do CC na reunião presencial; ficha de avaliação; permanência de trabalho-ensaio para apresentação nas reuniões; manutenção de pôsteres; relação CC com a RBE; manutenção dos mini-cursos e das sessões especiais; quebra de anonimato; pertinência ou não das reuniões presenciais do CC no formato em que ocorrem atualmente.