Comissão de Ética em Pesquisa realiza live sobre ciência aberta

A Comissão de Ética da ANPEd realiza no dia 5/4 (quarta-feira) às 18h30, a live “Ciência aberta: implicações éticas”.

O evento conta com a participação de Sigmar Rode (UNESP e ABEC-Brasil) e Lia Machado Fiuza Fialho (UECE e ABEC-Brasil). A mediação será de Jefferson Mainardes (UEPG e ANPEd). A transmissão será pelo YouTube da ANPEd.

A live é aberta a pesquisadoras/es da Educação e outras áreas, que se interessem pelo assunto.

O objetivo da live é debater questões relacionadas à ciência aberta. “Trata-se de um tema ainda pouco conhecido no Brasil. Na área de Educação, há uma demanda para a compreensão desse movimento e de suas implicações éticas. Como ainda sabemos muito pouco sobre o tema, temos necessidade de conhecer os fundamentos da ciência aberta e as questões éticas envolvidas”, explica Jefferson Mainardes,  presidente da Comissão de Ética em Pesquisa da ANPEd.

Segundo Mainardes, a ciência aberta é um movimento que propõe mudanças estruturais na forma como o conhecimento científico é produzido, organizado, compartilhado e reutilizado.

“Em alguns países, a discussão sobre ciência aberta está bastante avançada, com mudanças significativas na forma como se desenvolve pesquisas, na colaboração entre pesquisadores, nos períodos científicos”, detalha ele.

A intenção do movimento é estimular a cooperação entre cientistas, o acesso livre e o compartilhamento de dados. “O avanço desse movimento deverá afetar todas as áreas, inclusive a área de Educação”, prevê Mainardes. “Por isso, a  Comissão de Ética em Pesquisa acredita que é muito relevante discutir essa questão”.