Cobertura e conteúdos de comunicação - 38ª ANPEd

Durante a 38ª Reunião Nacional, a Comunicação da ANPEd ampliou e aprofundou seus canais para cobertura e difusão de conteúdos do encontro. Uma vez mais, tal atuação possibilitou tanto aos participantes da reunião quanto para aqueles que não puderam estar presentes um acompanhamento intenso e simultâneo das atividades. As duas novidades desta edição foram o aplicativo de programação e as transmissões ao vivo e online.

Pela primeira vez, a ANPEd substituiu toda a programação imprensa por aplicativo gratuito do evento.  A ação trouxe economia, redução de desperdício de papel e praticidade, com os participantes tendo em mãos, no celular, a programação constantemente atualizada, além de permitir interatividade, com envio de perguntas às mesas e recebimento dos slides das apresentações. A receptividade com o novo serviço foi alta, com 1231 usuários ativos (que interagiram com as ferramentas do aplicativo, num total superior a 1500 downloads do app) e 5793 slides solicitados. Mesmo após o encerramento do evento, sugerimos que todos façam a avaliação do aplicativo, assim será possível aprimorar funcionalidades e avaliar a viabilidade do uso para as reuniões regionais de 2018.

Outra novidade foram as transmissões ao vivo e online de áudio e vídeo de mais de 20 atividades do encontro. O serviço foi possível através de parceria com a FACED/UFBA (rádio FACED WEB), realizada pelos monitores Luan da Conceição Menezes, Uriel José Castellanos Aguirre e Luciana Santos Oliveira, com coordenação do professor Nelson Pretto. Além do acompanhamento simultâneo por pessoas de diversos locais do país e do mundo, os conteúdos, de grande utilidade para a difusão do conhecimento, pesquisas e memória da Associação, serão disponibilizados na íntegra em breve.

O site da 38ª Reunião Nacional possui grande importância como suporte para os conteúdos de comunicação e acesso aos trabalhos dos GTs e Sessões Especiais. Para esta reunião a Equipe de Comunicação da ANPEd e a responsável pela programação dos portais da ANPEd, Ana Serrano, se debruçaram no construção de um site mais dinâmico e responsivo para seus usuários, na área de programação das atividades, por exemplo, foi possível acessar o conteúdo a partir de diferentes filtros para facilitar a busca por eventos específicos. 

No site da 38ª Reunião Nacional e nas redes sociais da ANPEd, a equipe de jornalistas da Associação produziu conteúdos prévios e de cobertura do encontro em diferentes linguagens, como reportagens, podcasts, vídeos, entrevistas e memes. Um dos diferenciais desta atuação foi a parceria com a UFMA, com o envolvimento de 10 monitores dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas da universidade, que praticaram intensamente a produção de conteúdo e o diálogo sobre a difusão da pesquisa científica, num processo colaborativo enriquecedor para ambas as partes. 

Outra importante medida foi a publicação prévia, no portal da 38ª, dos documentos em debate na Assembleia Geral, de forma que os/as associados/as puderam conhecer previamente os conteúdos que entraria em discussão neste ano.

 

Acesse todas as fotos da 38ª Reunião Nacional

Acesse playlist com vídeos e entrevistas

Acesse podcasts da 38ª Reunião Nacional

 

Site da 38ª Reunião Nacional

Redes da ANPEd

FacebookTwitter | Instagram

Foram produzidas mais de 40 imagens de divulgação de Sessões Especiais, Sessões Conversa, Minicursos e Trabalhos Encomendados, clique aqui para conferir algumas delas.