Cobertura - 36a Reunião Nacional da Anped em Goiânia

A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) realizou a maior reunião nacional de sua história entre os dias 29 de setembro e 02 de outubro em Goiânia (GO). Com inscrições recordes, mais de duas mil pessoas, entre docentes, pesquisadores e estudantes, participaram das diversas atividades promovidas – os minicursos ofertados tiveram uma média de 85% de preenchimento de vagas. A 36a Reunião Nacional da ANPEd, no entanto, fica na memória não apenas pelos números alcançados, mas sobretudo pelas conquistas em diversos níveis, que comprovam a importância da atuação da entidade e desse encontro bienal para a educação brasileira.

            Um dos pontos mais celebrados foi o retorno da reunião para uma universidade, depois de 20 anos. Nesse sentido, o campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia, proporcionou um ambiente enriquecedor, exatamente em um espaço de formação e debate plural. Para a professora Rosa Helena Dias da Silva, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), “um valor maior dessa reunião é realmente ter conquistado essa oportunidade de voltar ao espaço da universidade pública. Eu penso que foi um desafio enorme pro pessoal aqui de Goiás, que eu parabenizo”, avalia.

·      Clique aqui e assista ao depoimento completo, em vídeo, da professora Rosa Helena sobre a 36a Reunião Nacional da ANPEd 

A importância desse momento foi lembrada pela presidente da ANPEd, Dalila Andrade Oliveira, em sua fala na Cerimônia de Abertura do evento, assim como pelas autoridades e reitores que compuseram a mesa.

                                                                   

A presidente da Associação também fez questão de expor em sua fala os problemas que a área precisa enfrentar como um todo neste momento.

O desafio da inclusão democrática é urgente e imediato e nos obriga não só a repensar a estrutura de nossas escolas básicas, mas também de nossas universidades, como lugar de formação superior e de produção de conhecimento. Cabe à pós-graduação curvar-se também aos problemas nacionais, ainda que os parâmetros de avaliação nos empurre cada dia mais para a busca de uma excelência que é ditada internacionalmente.

Na sequência, mais de três mil pessoas acompanharam a Conferência de Abertura feita pelo professor Dermeval Saviani. Com propriedade e domínio, o professor e filósofo discorreu sobre os principais pontos que cercam o debate do Sistema Nacional de Educação. A fala de Saviani também emocionou os presentes pela defesa da docência. A audiência teve transmissão online realizada com link no site da ANPEd.

                                                                            

Clique aqui e confira a entrevista especial de Dermeval Saviani para o Boletim Anped.

 As transmissões em alta definição, feitas em parceria com a TV UFG, foram um dos principais destaques da 36a Reunião Nacional, o que possibilitou maior interatividade e permitiu que pessoas que não puderam comparecer a Goiânia acompanhassem atividades do evento.

Clique aqui e confira a lista de atividades que contaram com transmissão

                                                                   

Reportagens, fotos, vídeos e notícias postadas durante todo o evento nas Redes Sociais também estabeleceram uma ativa comunicação com a comunidade da educação.

Clique aqui, acesse e curta a página da ANPEd no Facebook.

Com uma ampla programação em torno do tema “Sistema Nacional de Educação e Participação Popular: Desafios para as Políticas Educacionais”, Sessões Conversa e Sessões Especiais debateram temas centrais da educação, política e sociedade, como a Conae 2014, os royalties do Petróleo e as manifestações de junho.

                                                                     

       Pesquisadores, professores e alunos de todo o país e exterior trouxeram contribuições para os debates. Silvana Stremel, doutoranda na UFPG, participou do encontro pela segunda vez, representando a revista Praxis Educativa no Fepae. “É um encontro fundamental para educação, congrega todos os pesquisadores, inclusive internacionais, com discussões aprofundadas. Gostei muito das conferências, da temática da Conae e SNE. São assuntos decisivos para o avanço da área.”

            Para o chileno Javier Campos Martinez, pesquisador da Red Estrado, esta é uma "reunião essencial pelo elo que faz com a América Latina. Gostaria de ver mais gente dos demais países se beneficiando das discussões e investigações. É possível acompanhar discussões que apontam problemas semelhantes pelos quais passam a educação na Argentina e no Brasil", salientou.

                                                                   

            O ministro da Educação da Nicarágua, Miguel De Castilla Urbina, viu o encontro como uma celebração da pesquisa em educação. No artigo "Brasil: quando a pesquisa é uma festa", publicado em seu blog, Urbina sintetizou o espírito da 36a Reunião Nacional:

En el entorno de los debates del Congreso propiamente dicho, una Feria del libro brasileño sobre educación, Festivales de cine, teatro, danza, mesas redondas, conciertos, coloquios, conferencias, premiaciones, toda una fiesta de la educación y su investigación puesta al servicio de los pobres, en el contexto de una Universidad como para tener cuarenta años menos, y un Brasil campeón mundial hoy de la lucha contra la pobreza, y líder de la dignidad de los pueblos oprimidos, como diría Paulo Freire o Darcy Ribeiro frente a la prepotencia del imperio.

Clique aqui e acesse o texto na íntegra

            Temas da área da Educação também foram aprofundados em cada um dos Grupos de Trabalho. Danilo Romeu Streck, da Universidade Vale dos Sinos acredita que o GT-06, Educação Popular, soube aproveitar esse momento. "A minha avaliação é muito positiva. Os debates foram qualificados, ninguém usou o espaço para si, mas para discutir". Para Streck, outro ponto que merece destaque é o espaço físico organizado pela 36a Reunião Nacional, que possibilitou boa circulação e encontros, sobretudo na Feira de Livros.

            Impressão semelhante teve Tristan McCowan, do Instituto de Educação de Londres. Para ele, os debates nos GTs foram muito ricos e interessantes, mas o que mais lhe chamou atenção foram os espaços de convivência estabelecidos na Universidade Federal de Goiás. "Esse outro lado do congresso pra mim é super importante, a área das livrarias. Além de comprar livros, é um espaço muito rico de encontro. Pra mim um congresso é isso, conhecer pessoas novas, ter ideias novas. No nosso trabalho docente hoje em dia a gente tem pouco espaço pra isso", analisa o docente.

Clique aqui e assista ao depoimento de Tristan McCowan sobre a a 36a Reunião Nacional da ANPEd.

            A ampla área montada no hall de entrada do Centro de Eventos da UFG recebeu as principais editoras da área de educação do país. Milhares de pessoas circularam pelo local, que contava com bancos para leitura e descanso. Além de lançamentos de livros (realizados no dia 1. de outubro), conversas entre autores e leitores, o momento se refletiu em boas vendas, como mostra o depoimento deixado por Flávio Reis, CEO da editora Autores Associados, na página da ANPEd no Facebook.

            "Gostaria de agradecer, foi muito bem organizado, o local é ótimo e isto se traduziu em uma venda 60% superior ao nosso recorde anterior. Em nome da Autores Associados, parabéns a todos da Anped e nosso muito obrigado!"

                                                                     

No dia 01 de outubro um auditório lotado acompanhou a Homenagem Cora Coralina, que concedeu menções honrosas a pesquisadores e professores de reconhecida contribuição para a área. A votação ocorreu entre os associados através do portal da Anped.

                                                                   

Clique aqui e confira um pouco mais sobre os pesquisadores que receberam a Homenagem Cora Coralina.

Durante todo o encontro, os participantes conferiram uma programação cultural de alto nível no palco do Centro de Eventos. De manifestações populares, como catira e contação de histórias à dança contemporânea do Teatro Escola Basileu França e Banda Sinfônica Nilo Peçanha (UFG), as atrações mostraram a qualidade dos artistas goianos, como a cantora Cláudia Viera.

                                                             

Outro espaço cultural de destaque foi o VIII Ciclo de Cinema ANPEd/Clacso, com filmes que refletem o Oriente em temas como sexualidade e o papel de mulheres e crianças na sociedade.

Além de debates e celebrações, a 36a Reunião Nacional também foi momento de enfrentar temas delicados da política educacional e atentar para o contexto enfrentado por professores de todo o Brasil que buscam melhores condições de trabalho e reconhecimento. Durante a Assembleia Geral, diversos GTs propuseram moções sobre a violência policial que professores vinham sofrendo naquele momento em protestos pelo país.

Clique aqui e leia a Moção de repúdio à ação policial contra professores em protesto no Rio de Janeiro.

O encerramento da 36a Reunião Nacional aconteceu em alto nível, com a conferência de Stephen Ball, um dos mais importantes escritores e pesquisadores de políticas educacionais e do efeito do neoliberalismo.

                                                                 

Em entrevista ao Boletim ANPEd pouco antes de sua fala, o professor do Instituto de Educação de Londres disse que esperava "dar condições para as pessoas pensarem sobre as mudanças nos processos educacionais. O que eu tento fazer no meu trabalho é oferecer possibilidades para as pessoas pensarem." E foi exatamente isso que se viu na conferência que deu um ponto final ao maior encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.

Clique aqui e confira as fotos da 36a Reunião Nacional da ANPEd.

Clique aqui e veja mais informações no site da 36a RN, como trabalhos apresentados, sessões conversas e sessões especiais.

reportagem e fotos: João Marcos Veiga