Chamada Pública para Dossiê Temático da RBE

CHAMADA PÚBLICA PARA DOSSIÊ TEMÁTICO REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO (ISSN 1809-449X)

Novos prazos

Submissão dos artigos completos na seção Dossiês até: 25 de março de 2019.

Período de avaliação dos artigos: de 29 de março a 31 de maio de 2019.

Editoração e publicação: até setembro de 2019.

 

A Revista Brasileira de Educação anuncia o Edital RBE/ANPEd 01/2018 de Chamada Pública para Dossiê Temático ANPEd 40 anos: a construção de resistências criativas na pesquisa e na pós-graduação para a longevidade da relação entre educação e democracia.

O Edital versa sobre a recepção, avaliação e publicação de artigos que discutam "questões que a pesquisa e a pós-graduação em educação nos tempos presentes nos fazem pensar e propor para agendas político-acadêmicas da associação que estão por vir e que necessitariam ser problematizadas e provocadas a se transformar em pautas de um futuro mais ou menos próximo”. Algumas problematizações podem advir das seguintes provocações: O que nos contextos contemporâneos poderiam significar desafios, outros olhares e perspectivas de diferença na vida futura da associação? Relatos e experiências de outras associações internacionais mais ao norte, mais ao sul, ou em outra bússola, poderiam nos dizer que outras dimensões? Que lugares entidades, atores e pesquisas de pós-graduação em educação vêm ocupando nos cenários de diagnóstico, proposição e disputa de políticas públicas no Brasil? Que fluxos hegemônicos e contra-hegemônicos são desenhados local e globalmente nas relações entre essas associações? Como se relacionam com os movimentos sociais? Há mesmo o necessário clamor de conversa implicada com a escola básica e com a qualificação do trabalho de professoras/es?

A submissão dos artigos deverá obedecer rigorosamente às normas da Revista disponíveis em: http://submission.scielo.br/index.php/rbedu/about/submissions#authorGuid...

As perguntas relacionadas com este edital específico devem ser dirigidas à rbeducacao@gmail.com

Editores Responsáveis

Comissão Editorial da RBE

Márcia Denise Pletsch
Salomão Antonio Mufarrej Hage

Editoras Convidadas

Andréa Barbosa Gouveia
Maria Dilneia Espindola Fernandes

Miriam Fabia Alves