Caxias do Sul (RS) recebeu a 9ª edição da Anped Sul e debateu temas atuais, com foco na Educação Básica

A Universidade de Caxias do Sul (UCS) recebeu, entre os dias 29 de julho a 1º de agosto, o IX Seminário de Pesquisa em Educação da região sul – Anped Sul. O tema principal do encontro foi “A Pós-Graduação e suas interlocuções com a Educação Básica”. O evento foi promovido pelo Fórum Sul de coordenadores de PPGEs - Forpred Sul e por uma comissão local coordenada pelo Prof. Jayme Paviani e Profª Nilda Stecanela.

foto: Berenice Stallivieri

A Anped Sul foi organizada com base nos 23 GTs da ANPEd nacional e contou ainda com sessões especiais dos GTs, sessões temáticas, palestra, mesa redonda, lançamento de livros e comercialização de periódicos de educação da região Sul. Para o evento foram aprovados 786 trabalhos e 78 pôsteres.

A conferência de abertura foi proferida pela Profª Dra. Flávia Obino Corrêa Werle (UNISINOS), que apresentou um balanço das interlocuções da Pós-Graduação com a Educação Básica, analisando dados da Pós-Graduação no Brasil e na região sul, com especial destaque a relatórios de PPGEs da região sul para a CAPES. A Profª Dalila Andrade Oliveira, presidente da ANPEd nacional, participou da sessão de abertura, bem como das reuniões dos coordenadores de PPGEs e do Fórum de Editores de Periódicos da Região Sul.

A 9ª edição da Anped Sul, realizada na cidade de Caxias do Sul (RS), abrigou também a realização do III Fórum de Editores de Periódicos da Área da Educação da Região Sul – FEPAE Sul, o VII Fórum de Secretários (as) de PPGEs e a reunião regional da ANFOPE Sul.

O encontro é uma referência na divulgação de resultados de pesquisas em educação desenvolvidas nos programas de pós-graduação em Educação nos três estados do sul do país, contando nessa edição com mais de 1.500 participantes, entre estudantes, docentes de programas de pós-graduação e pesquisadores da área da Educação.

A 9ª edição do evento representa a consolidação do evento, que teve início em 1998. Segundo os coordenadores, Profª Nilda Stecanela e Prof. Jefferson Mainardes (Fórum Sul de Coordenadores – Forpred Sul), o encontro atingiu seus objetivos, uma vez que houve intenso debate sobre pesquisa em Educação nos diferentes espaços da programação.

O tema da Anped Sul - “A Pós-Graduação e suas interlocuções com a Educação Básica” - foi definido com a participação dos coordenadores de PPGEs considerando a atualidade e relevância dessa discussão. Com certa freqüência, órgãos oficiais e seus gestores têm questionado qual tem sido o papel da Pós-Graduação na busca da superação de problemas e dificuldades da Educação Básica. A conferência de abertura e as sessões especiais dos 23 GTs colocaram essas questões em debate. De modo especial, os convidados das sessões especiais foram estimulados a fazer um balanço das contribuições da Pós-Graduação para os campos específicos.

O evento, que reuniu pesquisadores e profissionais da educação, também fez especial referência aos 40 anos da Pós-Graduação em Educação na Região Sul, iniciada em 1970, na Universidade Federal de Santa Maria.

Durante a abertura do evento ocorreu o lançamento do Portal da Anped Sul, com o histórico do evento, trabalhos apresentados em todas as edições, dados sobre o Fórum Sul de coordenadores, Fórum de Editores, Fórum de Secretários (as) de PPGEs, disponível em www.portalanpedsul.com.br e ainda o lançamento do e-book do evento, que foi organizado pelas professoras Flávia Ramos, Neires Maria Soldatelli Paviani, Tânia Maris de Azevedo.

Na ocasião, também ocorreu o lançamento do livro “Pesquisas em Educação: inquietações e desafios”, organizado pelas Professoras Elsa Pullin e Neusi Berbel (UEL), 

com os textos das sessões especiais realizadas em Londrina, em 2010.

No evento foram lançados 120 livros de pesquisadores da região sul.