Carta de Campina Grande - I Colóquio OBECUC da região Nordeste

I COLÓQUIO DOS PROJETOS OBEDUC DA REGIÃO NORDESTE

CARTA DE CAMPINA GRANDE

No período de 05 a 07 de maio de 2016 foi realizado o I Colóquio dos Projetos OBEDUC da Região Nordeste, na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no Campus Campina Grande. O Colóquio teve como objetivo reunir pesquisadores dos Projetos CAPES/OBEDUC/Edital 2012, da Região Nordeste do Brasil, para promover interlocução, interação e socialização de produções científicas sobre diversas temáticas ligadas à educação, pesquisadas na região. A realização do evento proporcionou à comunidade acadêmica e aos professores das escolas públicas de educação básica de Campina Grande e Região conhecer as pesquisas e projetos desenvolvidos pelos docentes das universidades que compreendem as dimensões da prática educativa, das metodologias e da formação de professores e jovens pesquisadores.

Os pesquisadores, professores da educação básica, alunos da graduação e da pós-graduação reunidos no evento, manifestaram preocupação com o contexto político atual e seus desdobramentos, sobremodo com o campo da educação. Nesta perspectiva, vêm defender a manutenção, ampliação e fortalecimento do Programa Observatório da Educação – OBEDUC, reforçando seu papel estruturante em estabelecer e consolidar a relação entre a Pós- Graduação, as Licenciaturas das Instituições de Ensino Superior e as Escolas de Educação Básica, reconhecendo-as como espaços de co-formação inicial e continuada de professores. Outrossim, vêm defender o papel da pós-graduação na produção acadêmica e na formação de profissionais pós-graduados, em nível de mestrado e doutorado na área de educação.

Ainda, entendem que, por esta possibilidade de estreitar a relação entre as instituições de ensino superior e as escolas públicas, o Programa OBEDUC fortalece a intenção contida no artigo 43, inciso VIII, da Lei de Diretrizes e Bases porque propicia a formação de futuros professores e professores em exercício como pesquisadores, contribuindo, assim, para o aprimoramento da educação pública brasileira.

Esta carta-documento, aprovada na plenária da sessão de encerramento do evento, portanto, defende e ratifica o Decreto No 5.803, de 8 de junho de 2006, que institui o Observatório da Educação no Brasil, em gestão conjunta da Capes e do INEP, cuja finalidade é fomentar a produção acadêmica e a formação de recursos pós-graduados em educação, em nível de mestrado e doutorado, por meio de financiamento específico. E, mais profundamente, defende a consolidação

I COLÓQUIO DOS PROJETOS OBEDUC DA REGIÃO NORDESTE

do OBEDUC como uma política de Estado, cuja centralidade é a formação dos professores em nível de mestrado e de doutorado na área de Educação.

Profa. Dra. Abigail Fregni Lins

Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Profa. Dra. Antônia Dalva França Carvalho

Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Prof. Dr. Antônio Cláudio Moreira da Costa

Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Profa. Dra. Claudia Sá Malbouisson Andrade

Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Prof. Dr. José Aires de Castro Filho

Universidade Federal do Ceará (UFCE)

Prof. Dr. José Claudio Rocha

Universidade Estadual da Bahia (UNEB-BA)

Prof. Dr. José Rubens Lima Jardilino

Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Profa. Dra. Isabel Maria Sabino de Faria

Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Profa. Dra. Kátia Maria de Medeiros

Campina Grande, maio de 2016.

[page3image384] [page3image552]

I COLÓQUIO DOS PROJETOS OBEDUC DA REGIÃO NORDESTE

Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Profa. Dra. Magali Aparecida Silvestre

Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Profa. Dra. Maria Inez Matoso Silveira

Universidade Federal de Alagoas (UFAL)