Carta Aberta de egressos do mestrado em Educação UEFS de apoio à professora Antonia Almeida Silva

CARTA ABERTA DE APOIO À PROFESSORA ANTONIA ALMEIDA SILVA, COORDENADORA DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO DA UEFS
 
Nós, estudantes egressos do Mestrado em Educação da UEFS, vimos, por meio desta, manifestar o nosso apoio à professora Antonia Almeida Silva, que sofreu ameaças de morte e agressões públicas. Somos testemunhas do compromisso ético e profissional da professora Antonia em defender uma pós-graduação condizente com os princípios da qualidade e da produção de ciência.
Os ataques são praticados por um estudante do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEFS que se submeteu ao processo seletivo para professor substituto em dezembro de 2019. Desde então, este tem mantido uma postura irresponsável e leviana ao se utilizar de suas redes sociais para difamar as professoras Antonia e Lucimêre Rodrigues de Souza e o professor Fábio Dantas de Souza Silva, alegando práticas ilegais e corrompidas no processo, no qual afirma que foi injustiçado. 
Em mais uma ofensiva e sem qualquer preocupação com as consequências de seus atos, dirigiu-se, de forma direta, à professora Antonia, ameaçando-a de morte dia 19/02 (quarta-feira).
Nós, Egressos do PPGE e orientandas/os de Antonia, repudiamos qualquer ato que atinja o fazer docente desta ou de qualquer outro/outra professor/professora no exercício legítimo da sua profissão, bem como atos deliberados na tentativa de promover o desmonte da universidade pública. 
Repudiamos também qualquer forma de violência e a exposição desta profissional com reconhecida trajetória acadêmica. Ao passo que agradecemos pela importante contribuição em nosso processo formativo e de outros professores pesquisadores do estado da Bahia, reafirmamos à prof.ª. Antonia, nossa referência de pesquisadora e ser humano, o nosso carinho, gratidão e solidariedade.
Por fim, exigimos que providências sejam tomadas pelas instâncias responsáveis, no sentido da apuração dos fatos, rigor e cumprimento das normas institucionais e dispositivos legais, para que, o mais rápido possível, esse estudante possa responder por seus atos irresponsáveis e agressivos.  
 
Feira de Santana, 02 de março de 2020.
 
Ex-orientandas/os da Professora Antonia Almeida Silva
Egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação - UEFS