"Caminhos e desafios da Educação Popular e da Organização Popular frente a crise brasileira" será o tema do VII Seminário de Educação Popular e Construção do Conhecimento

Caminhos e desafios da Educação Popular e da Organização Popular frente a crise brasileira será o tema do VII Seminário de Educação Popular e Construção do Conhecimento, promovido pelo Grupo de Pesquisa em Extensão Popular (Extelar) da UFPB. O evento acontece de forma online nos dias 16 e 17 de dezembro de 2020, às 18h - link de acesso.
O Grupo de Pesquisa em Extensão Popular (Extelar) promove, entre suas atividades, os Seminários de Educação Popular e Construção do Conhecimento. O VI seminário ocorreu no início de julho deste ano de 2020. Nele foi discutida a perspectiva de construção de Territórios Saudáveis Sustentáveis, a partir da reafirmação do papel das Comunidades na luta pela transformação dos seus espaços e modos de vida. 
 
Como um dos desdobramentos deste Seminário, o Extelar organizou o curso “Movimentos Populares e Práticas Sociais na Construção da Emancipação Humana: conhecimentos, ideias e práticas” que se encerrará no próximo mês de dezembro. Os debates realizados trazem o olhar e a prática dos movimentos populares acerca de temáticas diversas, envolvendo questões candentes como a luta pela terra e a defesa do modo agroecológico de produção de alimentos; as terapias alternativas na Atenção Primária à Saúde; o movimento LGBT+; o enfrentamento do racismo, entre outros. 
 
Como culminância de todo esse rico processo, no próximo mês de dezembro, nos dias 16 e 17, acontecerá o VII Seminário de Educação Popular e Construção do Conhecimento. Este encontro de encerramento das atividades de 2020 terá como tema “Caminhos e desafios da educação e da organização popular frente a crise brasileira” e assumirá a perspectiva de traçar estratégias coletivas de “esperançar”. 
 
Programação do VII Seminário:
 
Painel 1 (16/12/2020, 18h): "Lutar, dialogar, participar, semear e esperançar: Educação Popular, aprendizados de 2020 e perspectivas para 2021" /  Dialogistas: Carlos Rodrigues Brandão (UNICAMP), Oscar Jara (CEAAL e CEP Alforja), Gislei Siqueira (MST Nacional) e Ane Souza Rodrigues (Estudante do PPGE e Extelar/UFPB, Povo Indígena Xukuru do Oroubá). Mediação: Pedro Cruz (Extelar/UFPB)
 
Painel 2 (17/12/2020, 18h): "Organização popular e a conjuntura brasileira" / Dialogistas: Jaldes Meneses (UFPB), Alane Lima (Memorial das Ligas Camponesas PB) e Deysi Ferreira (Teia dos povos). Mediação: Danilo Costa (UFPB/Extelar)