Bibliografia Viva - Pedagogia e Formação de Professores na obra de Iria Brzezinski

O primeiro episódio da segunda temporada do Programa Bibliografia Viva homenageia a professora e pesquisadora Iria Brzezinski. O programa vai ao ar no canal do YouTube Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais no dia 29 de abril, sexta feira, às 19h, horário de Brasília.

 

 

As contribuições de Iria Brzezinski têm relevante destaque nos debates em torno das políticas públicas relacionadas à formação de professores e à carreira docente. A sua trajetória acadêmica foi marcada pelo diálogo com os movimentos sociais relacionados à valorização do trabalho docente.

Professora e pesquisadora de grande influência nas pesquisas sobre as políticas de formação docente, foi professora da Universidade de Brasília (UNB) de 1984 até sua aposentadoria em 2001. Nos dias atuais, é professora da Pontíficia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO).

Foi membro atuante da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisas em Educação (ANPEd), integrando sua diretoria na gestão da Professora Nilda Alves, entre os anos de 1999 e 2003. Nesta ocasião, coordenou a organização do primeiro Qualis Revista, em parceria com os professores Osmar Fávero e Walter Garcia.

A profa. Iria Brzezinski tem, ainda, atuação de relevância na  Associação Nacional para Formação dos Profissionais da Educação – ANFOPE, que, em seus mais 40 anos de existência, luta em defesa de uma escola/educação pública, gratuita e de qualidade, referenciada socialmente.

Trajetória acadêmica

A professora nasceu no estado do Paraná formou-se em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1967, fazendo uma segunda graduação em Pedagogia, concluída em 1974. Fez Mestrado em Planejamento Educacional pela UNB (1986), com a dissertação intitulada Formação do Professor para as Séries Iniciais de Escolarização,  e concluiu o doutorado em Administração Escolar pela USP em 1994, com a tese Pedagogia, Pedagogos e Formação de Professores, posteriormente publicada em livro que se tornou referência para o campo da Educação.

Bibliografia Viva

A mesa virtual sobre a educadora será conduzida pela professora Vanessa Eleutério (UFMG) e pelo professor Fabrício Vinhas (UFOP), que terão como convidados: Andréa Militão (UEMS), Kátia Curado (UnB), Magali Silvestre (UNIFESP) e José Rubens Jardilino (UFOP). A homenageada não estará presente na roda de conversa virtual, mas poderá acompanhar as reflexões dos seis pesquisadores sobre a sua trajetória acadêmico-profissional com outros participantes no canal da FAE/UFMG.

O programa já homenageou em sua primeira temporado os/as professores/as Maria Alice Nogueira, Petronilha Beatriz Gonçalvez e Silva, Janete M. Lins de Azevedo, Eliane Marta Santos Teixeira Lopes,  Osmar Fávero, Nicanor Palhares Sa e Luiz Alberto. Bibliografia Viva é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa GERAES (UFOP), do Pensar a Educação Pensar o Brasil (PEPB) - 1822/2022, das Equipes do Audiovisual e do Portal de Livros Abertos da FaE/UFMG e da Rede Comunica Educação. Para acompcanhar nosso trabalho acesse nossas redes sociais no Instagram e Facebook ou  no Youtube:  Bibliografia Viva - YouTube

SERVIÇO:

Data: 29/04/2022 - Sexta-feira

Horário:19h

Canal: Bibliografia Viva - YouTube

Contatos

Instagram - @Bibliografiaviva

Facebook - @BibliografiaViva

E-mail - bibliografiaviva@gmail.com