ANUUFEI lança carta para tornar pública dia de luta contra retrocessos na educação

A Associação Nacional das Unidades Universitárias Federais de Educação Infantil lança carta sobre resistência ao desmonte de políticas públicas e retrocessos na área de educação, e marca dia para mobilização na próxima segunda-feira, dia 10 de outubro.

Confira abaixo a carta na íntegra:

                                                           

Diante do atual cenário político nacional de desmonte das políticas públicas no âmbito do MEC, profissionais, pesquisadoras e pesquisadores da educação têm a obrigação de se mobilizar para defender a educação pública, gratuita, laica e de qualidade em todos os níveis.

Nesse contexto, as unidades de educação infantil das universidades não podem se omitir. As dificuldades atingem instituições das variadas esferas e nesta direção, é preciso que denunciemos à sociedade a situação das unidades de educação infantil das universidades públicas. O reconhecimento pela educação infantil como primeira etapa da educação básica constitui uma luta histórica no interior das universidades. Do caráter assistencialista até chegarmos ao status de unidades reconhecidas percorremos um longo caminho... Retrocessos e avanços. Não podemos nos calar diante dessa situação! É preciso nos mobilizar e encontrar formas de fortalecer nossa luta. Precisamos lutar pela manutenção desses espaços, pois é um direito das nossas crianças.
 

Não aceitaremos o desmanche de tudo que foi conquistado com tanta luta!!! Precisamos avançar na direção, metas e estratégias previstas no PNE para que o direito à educação de qualidade seja assegurado a todos os bebês e crianças pequenas! Educação infantil é fundamental!

Somos historicamente legitimados como importantes campos de ensino, pesquisa e extensão dentro das universidades, pois recebemos estudantes dos mais diferentes cursos que possibilitam interlocução de saberes singulares às nossas crianças. Por isso, é preciso que nossos espaços sejam valorizados, os quadros de professoras e professores adequadamente preenchidos e que tenhamos a garantia de atendimento às crianças. Não ao fechamento de turmas!

Convocamos a tod@s para se juntarem à luta pelo direito das crianças por uma educação infantil gratuita, laica e de qualidade! VEM PRA LUTA!!!

DIA 10 DE OUTUBRO – DIA DE LUTAR PELOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E CONTRA A PRECARIZAÇÃO E FECHAMENTO DE VAGAS NAS CRECHES UNIVERSITÁRIAS!

Associação Nacional das Unidades Universitárias Federais de Educação Infantil