ANPEd realiza no dia 29 (quinta) live "Os novos objetos de análises da Sociologia da Educação", celebrando os 30 anos do GT 14

A ANPEd promove na próxima quinta (29) uma live especial com o tema "Os novos objetos de análises da Sociologia da Educação", em atividade que celebra os 30 anos do GT 14. As convidadas serão Maria Alice Nogueira (UFMG) e Nadir Zago (UFSC), com mediação de Ana Lorena Bruel (UFPR), coordenação do GT de Sociologia da Educação. 

A transmissão acontece pelo Facebook canal de Youtube da ANPEd simultaneamente.

O projeto Live ANPEd Presente na Quarentena estreou no dia 15 de abril, promovendo semanalmente, toda quarta-feira às 16h, importantes debates sobre educação no contexto da pandemia. Clique aqui e acesse todos os vídeos das transmissões.

Sobre as convidadas

Maria Alice Nogueira é Doutora em Educação pela Universidade de Paris V (1986). Realizou dois estágios de pós-doutorado: na Universidade de Paris V/CNRS (1996) e na École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris (2006). É Professora-Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, onde também é coordenadora do OSFE (Observatório Sociológico Família-Escola). Em 2000, foi professora visitante convidada na Universidade de Lille III, na França. Foi coordenadora do GT Sociologia da Educação da Anped e uma de suas fundadoras. 

Nadir Zago possui Doutorado e pós-doutorado em Educação - área de concentração Sociologia da Educação na Université René Descartes (Paris V, França). É professora aposentada da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com atuação na graduação, ensino e orientação de mestrado e doutorado em Educação. Durante muitos anos foi pesquisadora do CNPq. De 2011-2018 foi professora stricto sensu da Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó. Foi coordenadora do GT de Sociologia da Educação da ANPEd. Há vários anos vem pesquisando temas relacionados a escolarização nas camadas populares.

Ana Lorena Bruel é doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014) e pós-doutorado na Université de Bordeaux (France). Atualmente é professora do magistério superior na Universidade Federal do Paraná (UFPR), no Departamento de Planejamento e Administração Escolar. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional. Vice Coordenadora do GT 14 - Sociologia da Educação - da ANPED.