ANPEd promoverá mesas e conferência na 75ª Reunião Anual da SBPC; debate sobre Educação Básica contará com transmissão ao vivo no dia 27 de julho

A SBPC realiza entre os 23 e 29 de julho sua 75ª Reunião Anual, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba. Maior evento científico da América Latina, o encontro reunirá pesquisadores nacionais e estrangeiros, entidades, estudantes, ministros e personalidades para debater ciência e democracia.

Acesse o site do evento para se informar sobre a programação completa e realizar inscrição.

A ANPEd, como entidade afiliada, promoverá quatro importantes atividades na programação, sendo três presenciais e uma virtual. Em parceria com ABRAPEC e ANPAE, no dia 25 de julho (terça) a Associação realizará a mesa-redonda “As ciências humanas e a educação na reconstrução do Brasil: desafios e perspectivas”, com palestras de Andrea Barbosa Gouveia (UFPR), Celso Sanchez Pereira (UNIRIO) e Luiz Fernandes Dourado (UFG), com coordenação de Geovana Lunardi (UDESC), presidenta da ANPEd e conselheira da área de Humanidades na SBPC. A mesa ocorrerá na Anfiteatro 12 do prédio de Ciências Biológicas da universidade.

Já na quarta (26), às 11h, Décio Nascimento Guimarães (IFF), associado da ANPEd e diretor de Educação Especial do MEC, fará a conferência “Nós na ciência: em defesa dos direitos das pessoas com deficiência", com apresentação de Washington Cesar Shoiti Nozu (UFGD) - sala EW-11 do prédio de Engenharia Química.  

Pela tarde da quarta, das 13h às 15h30, mesa-redonda em parceria com a ABPEE abordará o tema “Direito à Educação: processos de ensino e aprendizagem na educação”, com palestras de Romualdo Portela de Oliveira (USP), Washington Cesar Shoiti Nozu (UFGD) e Wilma Coelho (UFPA | ANPEd), com coordenação de Laura Ceretta Moreira (UFPR). A atividade acontecerá no Anfiteatro 13 do prédio de Ciências Biológicas.

E no dia 27 de julho, em atividade virtual com transmissão ao vivo pelo canal da ANPEd no Youtube, de 13h às 15h30, será realizada a mesa-redonda “Direito à Educação e Educação Básica: desafios para a reconstrução do Brasil”, numa parceria com ANPAE, ANPEE e SBPC Educação. Com palestras de Maria Luiza Süssekind (UERJ), Márcia Angela da Silva Aguiar (UFPE) e Marcia Denise Pletsch (UFRRJ), a mesa terá coordenação: Angela Maria Scalabrin Coutinho (UFPR | ANPEd).

Acompanhe:

 

Mais informações sobre a 75ª Reunião Anual

via Jornal da Ciência

Com mais de 220 atividades, a programação científica desta edição abrange uma ampla variedade de temas relevantes para o Brasil e o mundo atual. Serão 131 debates presenciais e 93 virtuais, visando a engajar e inspirar especialmente o público jovem. A programação completa está disponível no site do evento.

Esta edição da Reunião Anual contará com conferências dos ministros Luciana Santos, da Ciência, Tecnologia e Inovação, Nísia Trindade Lima, da Saúde, e Sílvio Almeida, de Direitos Humanos e Cidadania.

Para discutir o setor de ciência, tecnologia e inovação, o evento contará com a participação de grandes nomes do setor, dentre eles, Mercedes Bustamante, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Ricardo Galvão, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Odir Dellagostin, presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e Vinícius Soares, presidente da Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG).

O evento realizará reuniões preparatórias para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, com representantes de instituições científicas e tecnológicas de todo o País. A proposta é reunir insumos para a construção coletiva do evento, previsto para ocorrer em 2024 e que desenhará a estratégia de políticas públicas para o setor.

A SBPC ainda trará cientistas reconhecidos internacionalmente para debater questões cruciais relacionadas ao meio ambiente. Entre esses pesquisadores  estão Paulo Artaxo, professor-titular do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP),  vice-presidente da SBPC e um dos cientistas brasileiros mais citados internacionalmente; Carlos Alfredo Joly, professor emérito da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e coordenador da Plataforma Brasileira de Biodiversidades e Serviços Ecossistêmicos (BPBES); e Carlos Afonso Nobre, um dos mais renomados climatologistas do País e coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas.

Os debates sobre os povos originários também serão destaque do evento, contando com a participação de especialistas e líderes indígenas como Joenia Wapichana, presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Davi Kopenawa Yanomami, presidente da Hutukara Associação Yanomami, e Kretã Kaingang, coordenador executivo da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) – região Sul. Temas como “Direitos indígenas no Brasil”, “A saga do povo Yanomami: o genocídio planejado”, “Saberes indígenas: utopias que inspiram esperança e vida em tempos de crise socioclimática” e “Década internacional das línguas indígenas: por quê e para quê foi proposta pela Unesco?” são alguns dos assuntos discutidos ao longo da semana.

Diversos debates relacionados à tecnologia e educação estão na pauta da 75ª Reunião Anual, dentre eles, os impactos do ChatGPT e da Inteligência Artificial, a acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência na educação, e o Novo Ensino Médio. Para debatê-los, a entidade reunirá especialistas como Geovana Mendonça Lunardi Mendes, presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped).

A Sessão de Pôsteres deste ano irá expor 236 trabalhos de pesquisas científicas e tecnológicas, experiências de ensino-aprendizagem e relatos de caso ou experiências.

Além da programação científica de excelência, os participantes poderão participar da ExpoT&C, que celebra 30 anos. A maior mostra de ciência e tecnologia do País reunirá expositores como universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento e empresas, como o Centro Alemão de Inovação em Pesquisas (DWIH), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o CNPq e a Capes.

Na SBPC Jovem, que também comemora 30 anos em 2023, os participantes poderão explorar exposições interativas, visitar museus e laboratórios, participar de oficinas e bate-papos. Entre os destaques estão o Circo da Ciência e o Ciência Móvel, com museus e laboratórios itinerantes de diversos estados do País reunidos no Centro Politécnico da UFPR.  A atividade ainda contará com espaços temáticos como o “Ciência menina”, “Espaço robótica e Arena gamer”, além de exposições interativas, oficinas e bate-papos com cientistas, tudo voltado para estudantes do ensino básico e do público em geral. Para a atividade, o evento já conta com a visita agendada de centenas de escolas de toda região, que levarão cerca de 15 mil pessoas, entre alunos e professores ao evento.

E para relaxar e se divertir, o evento promoverá a SBPC Cultural. Com uma programação diversificada, o objetivo será exaltar as diversas identidades culturais do Paraná. A Alameda Cultural, localizada no campus Centro Politécnico da UFPR, será o principal espaço dedicado à arte e à cultura, com apresentações de música, dança, teatro e exposições.

Somam-se à Alameda Cultural, espaços centrais da cidade de Curitiba, como o Complexo da Reitoria, o Prédio Histórico da UFPR e o Teatro Mário Schoemberger, que receberão uma programação intensa, composta por ações que contemplam as múltiplas linguagens artísticas.

O evento será encerrado em 29 de julho com mais uma edição do Dia da Família na Ciência, um sábado dedicado à comunidade com atrações distribuídas nas tendas da SBPC Jovem e da ExpoT&C. Os participantes terão a oportunidade de explorar atividades interativas de ciência e tecnologia, aprender sobre experiências científicas e ter suas questões respondidas por pesquisadores. O Dia da Família na Ciência também é gratuito e aberto a todas as crianças, jovens e seus familiares.

Um destaque importante desta Reunião Anual da SBPC é o esforço dos organizadores para realizar um evento acessível e inclusivo. Para tanto, as instalações do campus Centro Politécnico da UFPR contarão com rampas e elevadores para facilitar o trânsito dos participantes e todas as atividades contarão com intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras). Ainda serão disponibilizadas seis salas calmas (espaços silenciosos para pessoas neurodivergentes), um canal de atendimento (em português e em libras) e mais de 100 monitores preparados para auxiliar quem necessitar.

Durante o evento, será possível desfrutar da cidade de Curitiba, por meio de algumas parcerias realizadas entre a organização do evento e alguns bares e restaurantes da cidade. As promoções terão validade somente durante o período do evento e mediante a apresentação do crachá do evento, em nome do portador. Acompanhe pelo site local do evento: https://sbpc.ufpr.br/restaurantes/.

75 anos levando ciência a todo o Brasil 

Criada em 1948, a SBPC é uma entidade voltada à defesa do avanço científico e tecnológico e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil e que, ininterruptamente, realiza desde 1949 sua Reunião Anual, considerada o maior evento científico da América Latina.

A cada ano, a Reunião Anual da SBPC é levada a um estado brasileiro, prioritariamente em uma instituição de ensino superior. Aberto a todos e gratuito, o evento reúne milhares de pessoas – cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, profissionais liberais e visitantes, além de autoridades, gestores, e formuladores de políticas públicas para ciência e tecnologia no País.

As atividades do evento têm livre acesso a todos. A única atividade que requer matrícula antecipada (e com taxa) são os webminicursos, que estão com inscrições abertas até 26 de julho. Ao todo, são 32 webminicursos com temas em diversas áreas do conhecimento propostos pela SBPC, UFPR e algumas das sociedades científicas afiliadas à SBPC.

Quem fizer a inscrição no evento e, também, o credenciamento, entre 24 e 28 de julho na Secretaria da SBPC instalada na UFPR – campus Centro Politécnico, obterá o certificado online de participação geral (sem carga horária e sem especificar as atividades frequentadas). As inscrições estão abertas online no site do evento: https://ra.sbpcnet.org.br/75RA/.