ANPEd no Comitê Nacional de Educação contra o Golpe – Fora Temer, em defesa da Democracia e Nenhum Direito a Menos

Acontece durante todo o dia desta quarta-feira, 29 de junho, Ato Nacional em Frente ao MEC, em Brasília. A ação faz parte do calendário de lutas aprovado pela II Plenária Nacional de Educação, que instituiu o Comitê Nacional de Educação contra o Golpe – Fora Temer, em defesa da Democracia e Nenhum Direito a Menos (confira manifesto e notícia do portal da ANPEd sobre a primeira reunião do comitê, realizada no dia 8 de junho). Segundo o CNTE, cerca de 80 profissionais da educação, dentre os mais de 500 presentes, impedem o acesso ao MEC, com ato previsto até às 18h - confira vídeo feito pelo Levante Popular da Juventude sobre a ocupação do ministério que ocorre desde o início da manhã). Para a presidente da ANPEd, Andrea Gouveia, "a ocupação do MEC por educadores e educadoras em defesa do direito à educação e pela retirada da PEC dá voz à insatisfação que toda a comunidade educacional sente em relação as ações de desmonte de políticas educacionais construídas à luz da Constituição de 1988".

Mais de 500 pessoas, de 34 entidades ligadas à educação e movimentos sociais, protestam em frente ao MEC. Imagem - Fonte: Blog do Freitas 

A ANPEd é signatária do comitê junto a outras 27 entidades nacionais, movimentos sociais e sindicatos que lutam pela Educação. Segundo Paulo Carrano, Primeiro Secretário da Associação, "a ANPEd integra o Comitê Nacional de Educação contra o Golpe por compreender a gravidade do momento para a Democracia Brasileira e nossa agenda histórica de defesa da escola pública. É hora de toda a comunidade educacional comprometida com a Democracia se mobilizar para interromper o processo de desmonte de conquistas de direitos e o aprofundamento da dupla agenda conservadora e neoliberal que o governo interino e ilegítimo do Vice-Presidente Michel Temer instaurou".

Nos dias 21 e 28 de junho, a coordenação do Comitê se reuniu na sede da Contee, em Brasília, com objetivo de discutir as propostas do manifesto, o calendário estabelecido e agregar sugestões de outras entidades componentes do Comitê. Para amanhã, 30 de junho (quinta-feira), está prevista a realização da III Plenária em Defesa da Educação e, no dia 12 de julho, uma Marcha Nacional dos Servidores Públicos, em Brasília.

Calendário do Comitê Nacional de Educação contra o Golpe – Fora Temer, em defesa da Democracia e Nenhum Direito a Menos

Ações virtuais:

‪#‎pelaeducacao

  • 13 de julho – avanços na educação nos 13 anos do governo democrático popular.

Ações presenciais:

  • 29 de junho – Em defesa da educação e contra o golpe – Ato Nacional em frente ao MEC, durante todo o dia
  • 30 de junho (9h às 14h) – III Plenária Nacional em Defesa da Educação
  • Dia 12 de Julho – Marcha Nacional dos Servidores Públicos (federal, estadual, municipal), em Brasília.

Leia Mais: