ANPEd marca presença em encontro da AERA e WERA nos EUA com associações e organizações de diversos países das Américas; reunião reafirmou necessidade de diálogo e colaboração entre as entidades

Encontro conjunto da AERA (American Education Research Association) e WERA (World Education Resarch Assocation) reuniu em Washington (DC), nos Estados Unidos, nos dias 9 e 10 de setembro, associações e organizações de pesquisa em educação de Brasil, Chile, Argentina, Peru, Equador, Uruguai, México e Estados Unidos. A ANPEd foi representada pela Presidente Andréa Barbosa Gouveia e pela vice-presidente na região Sul Geovana Mendes, que neste momento também é a representante da Associação na WERA. Segundo Mendes, "a disposição para a construção de um diálogo permanente e a colaboração mútua marcaram o espírito deste primeiro encontro".

O objetivo da reunião foi discutir o panorama da pesquisa e da organização dos pesquisadores no contexto do continente americano e pensar formas de colaboração. A reunião contou com tradução simultanea para português, espanhol e inglês favorecendo um clima de colaboração e respeiro mútuo. Ao longo de seis sessões de trabalho, foi possível tratar de “problemas e ênfases relevantes nas pesquisas” (sessão 1) nos diferentes países, o que evidenciou a diversidade de áreas de pesquisa no continente. A sessão seguinte, dedicada aos “temas candentes para pesquisa” (sessão 2), evidenciou preocupações amplas e problemas com processos que afetam a educação em diversos âmbitos no sistema de ensino tais como: equidade, acesso, gênero, formação de professores, populações vulneráveis; teorias e métodos de pesquisa; financiamento da educação; educação de qualidade, uso estratégico de tecnologias; uso e disseminação da produção em educação.

A terceira e a quarta sessões dedicaram-se ao aprofundamento da discussão sobre a organização das associações, primeiro com um debate sobre “o papel e a ambição de cada associação” (sessão 3) e posteriormente com uma discussão sobre as “Dificuldades e oportunidades para as associações e organizações das Americas trabalharem Unidas” (sessão 4), que permitiu um rico panorama sobre as organizações das associações na América.

Entre as possibilidades de colaboração foram apresentas a proposta de discussão e articulação de um grande repositório de produções, com a tradução e aproximação dos resumos, visando a ampliação da divulgação da pesquisa; e a possibilidade de ampliação da participação na Wera. Por outro lado, destacou-se como dificuldades a questão linguística e a necessidade de construir legitimidade da produção científica em todas as línguas faladas nas Américas, além da necessidade de financiamento para redes de associações, inclusive com projetos mais ambiciosos para tal.

Para finalizar o primeiro dia de trabalho e importantes debates, firmou-se uma resolução coletiva de interesse recíproco em coloboração entre as associações e a possibilidade de ampliar essa rede de associações com outras entidades de pesquisa dos diferentes países. O segundo dia de trabalhos foi dedicado ao planejamento de uma primeira ação coletiva, que deve ocorrer no contexto do próximo Encontro Anual da AERA, em 2017, em San Antonio (EUA). A partir de uma sessão de trabalho em subgrupos, construiu-se um panorâma de possibilidades temáticas para sessões de discussão no evento. As associações organizaram-se em duplas para trabalhar coletivamente em propostas para 12 sessões temáticas na AERA 2017. A ANPEd estará envolvida na organização de três sessões.

A próxima reunião promovida pela WERA será em Taiwan ainda em 2016.

Chamada WERA para Grupos de Pesquisa

A  WERA (World Education Research Association) divulga chamada para Grupos/Redes Internacionais de Pesquisa já estabelecidos. A proposta é criar espaço para a divulgação de GTs internacionais em diferentes áreas de conhecimento. Sendo a ANPEd associada a WERA, os sóciospodem candidatar-se, devendo atender às exigências previstas na chamada (clique aqui).
As propostas aceitas terão o espaço da WERA para sua divulgação bem como com a possiblidade de participar dos encontros mundiais organizados pela Associação.

As propostas deverão ser submetidas até 20/10 para o email:  wera@aera.net 

Mais informações.