ANPEd investe na circulação internacional de obras e resenhas em lingua portuguesa

A ANPEd, por meio do Comitê Editorial da Education Review/Resenhas Educativas em língua portuguesa, torna pública a primeira chamada (01/2019) para captação de livros e resenhas para a Revista Education Review/Resenhas Educativas. A chamada visa captar obras a serem oferecidas à resenha no site da revista. As indicações de livros devem ser feitas ao Comitê Editorial por intermédio dos coordenadores de GTs (Grupos de Trabalho) da ANPEd. Além de relevância e qualidade, deve-se atentar para que os livros sejam atuais, tendo sido publicados/lançados (ou relançados) há menos de 3 anos. Aprovadas e oferecidas publicamente à resenha no site da Revista http://edrev.asu.edu/index.php/ER/objectsForReview as obras (em .pdf) devem ser enviadas aos coeditores e comitê editorial por intermédio do e-mail resenhaseducativas@anped.org.br. Ao solicitar o livro para resenha, a pessoa que se candidata a escrevê-la enviará uma nota aos coeditores justificando, em texto com menos de 250 palavras, o interesse no livro e apresentando suas qualificações para analisá-lo. Após análise cega e aprovação, as resenhas são publicadas valorizando a leitura, a circulação e a critica acadêmica qualificada de obras nacionais e em português em plataforma internacional multilíngue.

Devido à alta demanda de trabalhos recebidos a editoria da Education Review informa que a disponibilização das obras para pedidos de resenha ocorrerá nos próximos dias, contando com a compreensão dos associados

Clique aqui e acesse a Chamada com detalhes.

Cronograma

  • Recepção de livros para análise dos coeditores e Comitê Editorial: 15/05/2019
  • Resultado da aprovação dos livros para disponibilização para resenhadores: 01/06/2019
  • As resenhas dos livros aprovados, escritas por autores cadastrados, devem ser enviados até o dia 30/06/2019
  • Resultado do processo de avaliação das Resenhas: até 01/09/2019
  • Publicação das Resenhas: a partir de 01/09/2019

Tipos de resenhas de livros

• Resenhas de livro individual (inglês, espanhol ou português): Breves (de 1.000 a 3.000 palavras), ainda envolvendo revisões de livros acadêmicos sobre tópicos de educação para especialistas, bem como um público geral educado.

• Ensaios sobre livros: Resenhas detalhadas (5.000 palavras ou mais) de livros particularmente significativos; estas submissões serão submetidas por especialistas das áreas abordadas pelos livros em análise.

Política de acesso aberto

A ANPEd/ER fornece acesso aberto imediato ao seu conteúdo, com base no princípio de que tornar a pesquisa disponível gratuitamente para o público estimula o compartilhamento do conhecimento e a circulação internacional de ideias.

Esta revista se esforça para garantir os padrões de publicação de acesso aberto estabelecidos pela Associação de Editores de Acesso Aberto (OASPA) e sua definição de acesso aberto como: a) A disseminação de manuscritos revisados por pares; sem cobrar aos grupos de usuários, sem exigir registro ou outras barreiras de acesso; e b) os detentores de direitos autorais permitem que os usuários copiem, utilizem, distribuam, transmitam e exibam o trabalho publicamente em qualquer meio digital para qualquer propósito responsável, sujeito à devida atribuição de autoria.

site: http://edrev.asu.edu/index.php/ER

Histórico

A ANPEd estabeleceu em janeiro de 2019 um acordo de cooperação com a Education Review, uma revista eletrônica multilíngue especializada na publicação de resenhas de livros e mantida pela Universidade do Estado do Arizona/ASU. A iniciativa atua em três frentes: de um lado, como estratégia contra hegemônica à recente tendência de desvalorização da produção acadêmica em livros; de outro lado, como ação que favorece o reconhecimento dos pares entre nossos associados, valorizando sua produção bibliográfica, e, ainda, ampliando a circulação internacional de obras em língua portuguesa.

Education Review/Resenhas Educativas (ISSN: 10945296) é uma revista de resenhas de livros da área de Educação que publica resenhas de livros recentes em educação, abrangendo toda a gama de estudos e práticas educacionais.

Editor

Gustavo E. Fischman/ Universidade Estadual do Arizona

Coeditor para Língua Inglesa

Melissa Cast-Brede/Universidade de Nebraska, Omaha

Editor Fundador

Gene V.  Glass (Professor Emérito), Arizona State University

Coeditores para Língua Portuguesa

Maria Luiza Süssekind/UNIRIO/ANPEd

Mário Luiz Neves de Azevedo/UEM/ANPEd

Comitê Editorial ANPEd

Alfrancio Ferreira Dias/UFS

Fabiany de Cássia Tavares Silva/UFMS

Vera Lúcia Jacob Chaves/UFPA