ANPEd envia ofício para governador Beto Richa, ministérios e entidades com nota de repúdio sobre ocorrido no Paraná

A ANPEd enviou na tarde desta terça-feira ofício assinado pela presidente da ANPEd ao governador do Paraná, Beto Richa, com nota de repúdio sobre a repressão e violência ao protesto de professores do estado. O ofício, encaminhado por correio, também foi endereçado a entidades e sindicatos, assim como ao ministro da Educação e da Justiça.

Confira a lista completa:

GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁAtt. Exmo. Sr. Dr. Beto Richa - Governador do Estado do Paraná

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO PARANÁ

Att. Sr. Ademar Traiano - Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PARANÁAtt. Exmo. Sr. Dr. Paulo Roberto Vasconcelos - Presidente TJPR

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERALConselho Superior do MPF - Presidente
Senhor Dr. Rodrigo Janot Monteiro de Barros

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL NO PARANÁ Procuradoria da República no Estado do Paraná -
Att. Procurador Chefe - João Vicente Beraldo Romão

MEC – MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃOAtt. Ministro de Estado da Educação: Exmo. Sr. Dr. Renato Janine Ribeiro

MINISTÉRIO DA JUSTIÇAAtt. Ministro de Estado da Justiça: Exmo. Sr. Dr. José Eduardo Cardozo

APP - SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO PÚBLICA DO PARANÁAtt. Hermes Silva Leão – Presidente

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL - SEÇÃO PARANÁ Att. Dr. Juliano José Breda - Presidente

SINDICATOS DOS DOCENTES DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS DO PARANÁ

ADUNICENTRO Seção Sindical dos Docentes da Universidade Estadual do Centro Oeste

ADUNIOESTE SEÇÃO SINDICAL
Seção Sindical dos Docentes da Universidade Estadual do Oeste do Paraná

APUFPR SEÇÃO SINDICAL
Seção Sindical - Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná

SESDUEM SEÇÃO SINDICAL
Seção Sindical dos Docentes da Universidade Estadual de Maringá

SINDUEPG SEÇÃO SINDICAL
Seção Sindical da Universidade Estadual de Ponta Grossa

SINDUNESPAR SEÇÃO SINDICAL
Seção Sindical dos Docentes Universitários de Paranaguá

SINDUTF-PR SEÇÃO SINDICAL
Seção Sindical dos Docentes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Nota de Repúdio da ANPEd - A democracia ferida no Paraná

A Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) vem a público expressar o seu repúdio ao Governo do Estado do Paraná que lançou tropas da Polícia Militar sobre manifestantes contrários à política do governo daquele estado. Centenas de policiais foram deslocados(as), de todas as regiões, para a capital, apenas com o intuito de garantir a votação na Assembleia Legislativa do Paraná do projeto de lei 252/2015 que compromete os direitos de aposentadoria dos servidores.

Uma proposta que poderia ter encontrado consenso, mas que pela ganância e incompetência do governador, teve sua discussão atropelada. A polícia, em uma obediência cega e cruel, atirou milhares de balas de borracha, bombas de gás e jatos de água em pessoas que protestavam contra um projeto que coloca em risco suas aposentadorias. Consideramos intolerável que o diálogo seja substituído pela truculência policial e a força das armas e bombas que tentam calar as vozes que se expressam em discordância às políticas governamentais nas ruas e praças. A sociedade brasileira conquistou a duras penas o direito de reunião e protesto e não admitirá retrocessos de nenhum governo. A ANPEd se posta solidária aos profissionais da educação e demais servidores violentamente atingidos pela repressão que fez centenas de vítimas somente no dia de ontem. Conclamamos o Ministério Público do Estado do Paraná a realizar imediata apuração das responsabilidades e tomar as providências cabíveis para a punição de toda a cadeia de comando envolvida nos atos de violência e arbitrariedade policial contra os manifestantes.

Rio de Janeiro, 30 de abril de 2015
A Diretoria