ANPEd disponibiliza gratuitamente volume 3 do e-book “Ética e Pesquisa em Educação: subsídios"

A Comissão de Ética em Pesquisa da ANPEd disponibiliza o terceiro volume do e-book “Ética e Pesquisa em Educação: subsídios”, organizado com o apoio da diretoria da ANPEd – Gestão 2021-2023.  

Clique aqui para baixar o e-book.

Acesse a seção do portal da ANPEd com bibliografia sobre Ética em Pesquisa, onde estão disponibilizados os dois primeiros volumes do e-book.

O volume 3 é constituído por 21 capítulos (verbetes) e um epílogo, que apresenta a cronologia da ética em pesquisa na ANPEd, os avanços e as expectativas, trazendo como diferencial nesta edição a abordagem da integridade acadêmica e científica. 

Desde o ano de 2013, a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) vem envidando esforços para debater a questão da ética em pesquisa bem como para produzir subsídios para os/ as pesquisadores/as da área de Educação. A criação da Comissão encarregada de fomentar as questões de ética em pesquisa (atualmente, Comissão de Ética em Pesquisa da ANPEd), no ano de 2015, permitiu uma maior sistematização dos trabalhos. Ao longo dos quase dez anos de existência da Comissão, diversas ações já foram realizadas, tais como seminários, debates e a publicação dos três volumes do referido e-book.