ANPEd debate, no dia 26 de fevereiro, Educação, Ciência, Tecnologia em live prévia à 5ª CNCTI

A ANPEd realizará no dia 26 de fevereiro (segunda), às 17h, a reunião temática “Educação na 5ª CNCTI: diálogos e desafios”. A live, que será transmitida ao vivo pelo canal da Associação no Youtube, acontece no contexto da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), que ocorrerá em junho em Brasília. Esta é a segunda reunião temática promovida pelo Fórum de Humanidades (FCHSSALLA), do qual a ANPEd é afiliada.

Participam do debate Miriam Fábia Alves (UFG), presidenta da ANPEd, Cristiane Maria Lopes Landulfo de Souza (UFBA | ALAB), Wagner Geminiano dos Santos (UFOP | ANPUH), Elisa Pinheiro de Freitas (UFMS | ANPEGE) e Luiz Fernandes Dourado (UFG | ANPAE), com mediação Andréa Gouveia (UFPR | FCHSSALLA).

Em abril o Fórum se encontrará em conferência livre.

Sobre a 5ª CNCTI

A 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI) pretende viabilizar um espaço de diálogo, envolvendo diferentes atores da sociedade, como representantes das instituições de ensino e pesquisa, pública e privada, a sociedade civil, setor empresarial, a comunidade acadêmica, organizações não governamentais, associações e entidades de classe, assim como do denominado setor governo. São entes envolvidos com a implementação de políticas públicas e de CT&I, com o fortalecimento das ciências básicas, transdisciplinares, com novos temas de pesquisa, com a difusão da inovação e com o desenvolvimento científico e tecnológico e inovação, discutindo, refletindo e tratando de temas relevantes, tendo como foco o crescimento e desenvolvimento do país.

A 5ª CNCTI tem como tema: "Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido". Seu objetivo consiste em analisar os programas e os planos da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) 2016-2023, e os seus resultados, com vistas a propor recomendações para a elaboração da ENCTI 2024-2030, além de ações a serem executadas em longo prazo.