ANPEd Centro-Oeste 2024 será realizada em Jataí-GO, de 28 a 30 de agosto; submissões abertas

A ANPEd e o FORPREd CO realizam de 28 a 30 de agosto a XVII encontro regional Centro-Oeste. O evento ocorrerá na Universidade Federal de Jataí, na cidade goiana. As submissões estão abertas até o dia 22 de abril através da área da/o associada/o do portal da Associação (é necessário estar quite com a anuidade para submeter trabalhos). A programação terá como tema este ano "Reflexões sobre educação, pesquisa e produção de conhecimento".

Acesse o site com todas as informações e regras de submissão.

Sobre o evento

O evento — já bastante tradicional nos contextos nacional e regional — em sua 17ª edição será sediado no estado de Goiás considerando a relevância de atividades desta natureza para a consolidação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Jataí – Universidade “supernova” - bem como para o desenvolvimento de pesquisas, produção do conhecimento no campo da educação e processos de avaliação da pós-graduação no país.

Após a consolidação do evento, com mais de 15 (quinze) anos de experiências exitosas para a difusão do conhecimento científico e de práticas pedagógicas, as instituições parceiras, cujos Programas de pós-graduação são vinculados à ANPEd, buscam a ampliação da circulação desses saberes, para o aprofundamento da discussão dos temas emergentes em Educação, notadamente as que se referem aos desafios para a pós-graduação.

Dessa forma, o evento poderá contribuir significativamente para a consolidação da articulação do conhecimento entre a pesquisa, o ensino e a extensão ao tempo em que consolida a formação dos profissionais no desenvolvimento dos processos educativos; pretende promover a interlocução entre pesquisadores/as e estudantes dos programas de pós-graduação em educação, bem como oportunizará interlocuções e intercâmbio entre pesquisadores/as favorecendo a a formação de grupos e redes de pesquisa.

A premissa da organização deste evento é a percepção de que a melhoria dos processos educativos — formais e não-formais — passa, necessariamente, pela qualidade da formação inicial e continuada de professores(as) e pesquisadores(as), que não são apenas disseminadores ou mediadores do saber, mas também construtores do conhecimento, na esfera científica.

A gama de situações de troca e de constituição de novos saberes, oportunizadas pelos Encontros será imensa, o que se confirma com a participação crescente que compreende um público presente em torno de 350 pesquisadores(as) por edição, composto por professores(as), pesquisadores(as), estudantes de mestrado e doutorado de Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Centro-Oeste (GO, MS, MT, DF, MG) e de outras regiões do país, acadêmicos/as e profissionais da rede básica de educação, bem como pesquisadores/as em estágios de pós-doutorado.

Esta edição do evento – coordenada pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Jataí (UFJ) - conta com apoio integral da ANPEd e do Forpred – Fórum de Coordenadores de PPGs.

O impacto do Encontro se evidencia ao constituir-se como um espaço de debate, disseminação do conhecimento produzido no campo da educação e de congregação dos profissionais da área, pós-graduandos e pesquisadores da área. Dessa perspectiva, o evento promove o incentivo e a atuação dos pesquisadores(as) vinculados aos grupos de pesquisa e aos programas de pós-graduação, a fim de consolidar as bases científico-tecnológicas capazes de contribuir, efetivamente, com a melhoria e qualidade da Educação Superior e da Educação Básica do país.

 

Leia Também

Educação

Ética na Pesquisa