Ana Silvia Ferreira Martins | UFPA | Professora da Educação Básica

                                                                                                                       Ana Silvia Ferreira Martins | UFPA
                                          Avaliação do Plano de Ações Articuladas: um estudo nos municípios do Rio Grande do Norte, Pará e Minas Gerais, no período de 2007 a 2012

 

A qual pesquisa você esta vinculada e o que é desenvolvido nela?

Estou vinculada ao projeto de Pesquisa Avaliação do Plano de Ações Articuladas (PAR): um estudo em municípios dos estados do Rio Grande do Norte, Pará e Minas Gerais no período de 2007 a 2011, que objetiva analisar a implantação do PAR enquanto uma política pública no contexto das atuais políticas educacionais.

Esse foi seu primeiro envolvimento com pesquisa? Já tinha interesse anteriormente em desenvolver algo como isso?

Sim. Foi meu primeiro envolvimento com pesquisa. Enquanto cursava a graduação sempre pensei na possibilidade de fazer parte de algum grupo de pesquisa, entretanto essa possibilidade surgiu após a conclusão do curso.  Haja vista que estava em formação inicial em serviço.    

Como foi o trabalho na prática? O que foi  mais estimulante e também mais difícil?  

Quando ingressei na pesquisa ela já estava em andamento, entender o que estava sendo feito considero a parte mais difícil, não saber do se tratava o PAR me estimulou a procurar literaturas que falassem sobre o assunto. A pesquisa ainda está em andamento, o trabalho na prática consistiu em coletas de dados; acompanhar entrevistas junto aos professores;  fazer a transcrição entre outras coisas que ainda estamos fazendo.   

Você considera que o meio de trabalho no qual está inserido estimula a prática de pesquisa? Caso não, quais são seus maiores desafios?

A educação sempre será o cenário em que haverá constantes temas a serem investigados.  

Qual a importância de estar envolvido numa pesquisa? A partir desse trabalho que integrou, no que a pesquisa pode contribuir para a melhoria da escola e para o entendimento do que se passa no dia a dia de professores, estudantes e funcionários?

Estar inserida em pesquisa foi o fio condutor para que diariamente em meu lócus de trabalho eu pudesse ver os problemas como algo a ser pesquisado. A dimensão formação de professores parte que integro da pesquisa me possibilitou diversos estudos sobre o tema, compreender os problemas do profissional docente tem sido um grande desafio no meu cotidiano.