Abertura da ANPEd Nordeste 2016 alia críticas ao contexto político nacional à necessidade de expansão da pesquisa na região

Encontro deve reunir mais de 500 pessoas até 23 de setembro (sexta) na Universidade Federal do Piauí (UFPI)

reportagem e imagens: João Marcos Veiga

O centenário e charmoso Theatro 4 de Setembro, na Praça Pedro II, Teresina (PI), foi o palco da abertura do Encontro de Pesquisa da Região Nordeste - EPEN, que chega a sua 23a edição neste ano. As boas-vindas à ANPEd Nordeste 2016 foram dadas pelo Quarteto de Cordas da Orquestra Sinfônica de Teresina, que interpretou temas eruditos, incluindo de compositores do estado, além de uma versão de "Cajuína", de Caetano Veloso.

 

 

A mesa de abertura contou com a presença de organizadores e autoridades. Maria Vilani Cosme de Carvalho (UFPI) falou dos desafios de realização do evento, que mesmo em momento de crise vai reunir mais de 500 professores, pesquisadores e estudantes nestes próximos três dias de atividades na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Após agradecer o empenho das demais integrantes da equipe de organização, como Josania Lima Portela, Vilani destacou o fato de que todos os trabalhos apresentados, além de e-books, estarão disponibilizados de forma online a partir do dia 22 de setembro, como forma de socializar a produção de conhecimento circulada no evento, que ainda vai contar com 47 lançamentos de livros. Por fim, chamou a atenção para a oportunidade de encontro no EPEN 2016: "É um momento de intensa troca de conhecimentos acadêmicos, mas também de relações interpessoais e afeto".

Presidente da ANPEd, Andrea Gouveia (UFPR) lembrou a importância da realização dos cinco encontros regionais da Associação em 2016. "Temos muito o que comemorar com essa integração, as regionais enfim começam a ter uma cara em comum e uma integração, não sem debates. Em nível nacional chegamos a mais de 4.200 sócios individuais e mais de 100 institucionais." Por outro lado, Gouveia lembrou o momento político difícil, de afastamento de uma presidente legitimamente eleita sem crime de responsabilidade comprovado e de desmonte de conquistas sociais pelo atual governo, enfatizando a PEC 241 (desvinculação de receitas para Saúde e Educação), mudança de interlocutores (como a destituição de conselheiros do CNE) e a proposta de reforma do Ensino Médio.

O tom de críticas ao momento político ganhou ainda maior dimensão na fala de Dante Henrique Moura (IFRN), coordenador do FORPREd Nordeste. "Não se trata apenas de golpe contra um governo, mas contra a sociedade brasileira", lembrando ainda o interesse do capital internacional nas ações empreendidas no país e retrocessos em pauta  - confira reportagem da ANPEd sobre a reforma do Ensino Médio, que também ouviu Moura.

Conferencista do EPEN - ANPEd Nordeste 2016, Alfredo Gomes (UFPE) abriu sua fala igualmente dizendo não reconhecer o atual governo. Gomes trouxe um amplo leque de pesquisas e reflexões a cerca do tema do encontro, "Caminhos da Pós-Graduação em Educação no Nordeste do Brasil: Avaliação, Financiamento, Redes e Produção Científica." Como disse Gomes, "não dá para dissociar a temática de sua questão histórica". Nesse sentido, expôs a clara ampliação do ensino superior e da pós-graduação durante os governos Lula e Dilma. Ainda sim, demonstrou como ainda existe uma grande desigualdade regional de oferta e acesso (confira trechos da transmissão ao vivo da ANPEd através do aplicativo Periscope do Twitter). Outro foco das críticas de Alfredo Gomes foi sobre a avaliação, que acaba por criar um sistema perverso. "A pesquisa que se faz na Educação é em grande parte voltada para atender os processos de avaliação da pós-graduação. A avaliação não pode ser um fim em si mesma."

Nordeste e Norte

Um dos mais tradicionais encontros de Educação do país, o EPENN este ano passou a ser denominado de EPEN, com o desmembramento da Região Norte, que contará este ano com evento próprio, a partir de decisões estatutárias de 2012 e 2015. A ANPEd Norte acontecerá de 19 a 21 de outubro em Belém do Pará. Já a Reunião Nacional da ANPEd será sediada em São Luís do Maranhão em outubro de 2017.