4ª ANPEd Norte será sediada pela UNIFAP (Macapá-AP)

Em reunião realizada virtualmente no dia 18 de maio, o FORPREd-Norte escolheu a sede da 4ª ANPEd Norte. O evento, a ser realizado em 2022, será acolhido pelo PPGEd da UNIFAP, de Macapá-AP. 

A 3ª ANPEd ocorreu de forma online em 2021 em função da pandemia. Ao mesmo tempo que impôs desafios, o novo formato trouxe a possibilidade de transmissões acompanhadas por todo o Brasil, disponíveis no canal do youtube da UFT

Para Ilma de Andrade Barleta, coordenadora do PPGED-UNIFAP, "certamente essa oportunidade para um Programa novo, com quatro anos de criação, contribuirá para o seu fortalecimento e consolidação na área da Educação, pois impulsionará a produção científica na região Norte e, de maneira particular, no estado do Amapá, oportunizando a ampla participação da comunidade acadêmica local no evento e sua inserção científica regional e nacionalmente."

Segundo a coordenadora, A UNIFAP, por meio do PPGED, assume o compromisso de receber a 4ª ANPEd Norte na perspectiva também de enfrentar as dificuldades que a produção e socialização da ciência em espaços públicos tem encontrado. A expectativa é de realização de encontro presencial, porém acompanhando os desdobramentos da Pandemia de Covid-19 no país.

O portal ANPEd conversou também com o coordenador do FORPREd Norte, Prof. Waldir Ferreira de Abreu (UFPA), sobre a realização da próxima edição do encontro e sobre a pós-graduação na região.

Qual a importância da ANPEd Norte para os programas da região?

A reunião científica da ANPEd Norte é de suma importante para o desenvolvimento e articulação dos programas e, consequentemente, das pesquisas sobre educação na Região Norte. Até 2018 éramos 13 programas, hoje somos 16 programas na Região, o que mostra que vem aumentando significativamente nossos programas de Pós-Graduação.  A reunião da ANPEd Norte permite que nossos programas possam se renuir bienalmente para divulgar nossas pesquisas sobre educação, o que tem mostrado avanço significativamente 

Nossa 1ª Reunião ANPEd Norte foi em 2014 em Belém na Universidade Federal do Pará e coordenada pelo PPGED/ICED/UFPA; a 2ª reunião em Rio Branco, na Universidade Federal do Acre e coordenada pelo PPGE da UFAC; e a 3ª Reunião, de forma on line devido a pandemia do novo coronavírus, foi coordenado pelo PPGE da Universidade Federal do Tocantins- UFT. Todas essas reuniões foram importantíssimas para o fortalecimento dos nossos programas, porque permitiram divulgarmos as pesquisas realizadas na Região pelos nossos 16 programas. 

Qual a expectativa para a realização da ANPEd Norte em 2022? 

Nossa expectativa, agora que definimos a sede da nossa 4ª Reunião ANPEd Norte – PPGED/UNIFAP, MACAPÁ-AP, é que possamos realizá-la de forma presencial, porém, essa é uma decisão que iremos tomar na próxima reunião do FORPRED Norte em 28 de junho. Nessa reunião também vamos definir o tema da 4ª Reunião, isso após consulta a todos os programas associados da Região.