40ª Reunião Nacional da ANPEd abre chamada de filmes e vídeos de pessoas associadas para as três mostras da programação

A ANPEd convida as pessoas associadas a apresentarem filmes para exibição em três mostras de cinema e vídeo que compõem a programação da 40ª Reunião Nacional: IV Curta ANPEd, XI Mostra de videodocumentário Trabalho e Educação e II Mostra de vídeos voltados à formação de professoras/es de crianças de 0 a 6 anos em creches e pré-escolas. Os trabalhos selecionados serão exibidos na programação da 40ª Reunião Nacional da ANPEd, que ocorrerá virtualmente, também em atividades de pré e pós-conferência, entre os dias 07 de Setembro e 24 de Novembro de 2021.

Podem se inscrever  pessoas associadas quites com suas obrigações estatutárias no ano de 2021 e inscritas na 40ª Reunião Nacional, cujos vídeos tenham sido produzidos entre os anos de 2018 e 2021 e que não excedam 25 minutos para o IV Curta ANPEd, 25 minutos para a XI Mostra de videodocumentários Trabalho-Educação e 5 minutos para a II Mostra do GT 07.

As inscrições deverão ser feitas através de formulário de inscrição: clique aqui para acessar

Clique aqui e confira demais informações e regras no edital conjunto de mostras de cinema e vídeo da 40ª Reunião Nacional da ANPEd. 

Cronograma

18/08 - Divulgação

06/09 a 30/09 - Período de inscrição dos filmes

01/10 a 20/10 - Período de seleção dos filmes

07/10 - Data limite para pagamento da inscrição na 40ª RN dos/das responsáveis pela submissão dos filmes.

22/10 - Divulgação dos filmes selecionados para exibição na programação pós-conferência da 40ª RN (categoria A) e dos selecionados exclusivamente para exibição no portal da ANPEd (categoria B)

-

Ao longo dos últimos anos notamos crescentes investimentos de pesquisadores da área de educação em potencialidades conceituais e metodológicas do audiovisual, tanto na comunicação de resultados de pesquisa quanto na experimentação de linguagens que incidem sobre a interpretação dos resultados de investigações realizadas em diferentes espaçostempos educativos. As três mostras integradas nesta chamada compartilham a mesma preocupação de propiciar o diálogo sobre o audiovisual em nosso encontro nacional bianual da ANPEd. 

Confira o perfil de cada uma das três mostras:

IV Curta ANPEd - MOSTRA NACIONAL DE FILMES DE PESQUISA - A mostra organizada pela Diretoria da ANPEd estará aberta a pessoas associadas que tenham produzido filmes de pesquisa nas áreas da Educação e das Ciências Humanas e Sociais. Exibirá filmes de pesquisa ancorados em diferentes propostas de realização: documentários, filmes experimentais, obras de ficção e videoartes. Ressalta-se, para fins de seleção dos filmes que serão exibidos, a importância de que a obra se relacione com contextos de investigação e/ou questões epistêmico-teórico-metodológicas que dialoguem com temáticas educacionais.

XI Mostra de videodocumentário Trabalho e Educação – É organizada pela coordenação do GT Trabalho-Educação (GT09) e estará aberta a pessoas associadas que tenham produzido filmes relacionados com as atividades do GT Trabalho-educação e temáticas afins. A mostra consiste em um espaço para exibição e debate dos videodocumentários selecionados, em que se busca refletir sobre as potencialidades da linguagem audiovisual e de seus temas como leituras da produção da existência humana no mundo atual. O objetivo principal desta mostra é valorizar a produção audiovisual, cultural e artística, principalmente a realizada por estudantes e pesquisadores. Serão aceitos para a inscrição videodocumentários das mais variadas categorias (animação ou live-action, ficção, documentário, experimental) relacionados às temáticas da mostra.

II Mostra de vídeos voltados à formação de professoras/es de crianças de 0 a 6 anos em creches e pré-escolas – É organizada pelo GT Educação de Crianças de 0 a 6 anos (GT 07) e estará aberta a pessoas associadas que tenham produzido vídeos relacionados às temáticas e atividades do GT. O objetivo das mostras de filmes de pesquisa, videodocumentários e vídeos voltados à formação de professoras/es de crianças de 0 a 6 anos em creches e pré-escolas no encontro nacional da ANPEd é estimular a reflexão conjunta entre interessados no uso das imagens e sons no processo de produção de pesquisas e conhecimentos.