39ª ANPEd debate a Educação pública de 20 a 24 de outubro na UFF, em Niterói-RJ

Maior evento científico da área no país, Reunião Nacional terá conferência de abertura de Boaventura de Sousa Santos, apresentação de pesquisas, debates com estudiosos nacionais e internacionais, atividades artísticas e mostras de filmes de pesquisa em educação

A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) realiza entre os dias 20 e 24 de outubro, na UFF, em Niterói-RJ, sua 39ª Reunião Nacional, com o tema Educação Pública e Pesquisa – ataques, lutas e resistências. Maior encontro científico da área no país, o evento conta com ampla programação que debaterá temas centrais para a Educação pública, como financiamento, educação especial, internacionalização da pós-graduação, gestão e educação democrática. A conferência de abertura, no domingo (22), será proferida por Boaventura de Sousa Santos (Universidade de Coimbra). Para o professor e sociólogo, a realização da reunião é crucial no atual contexto do país. "Nunca foi tão importante. Defender a educação pública é defender um futuro democrático", afirmou. Na abertura também será assinado convênio com a Universidade Popular dos Movimentos Sociais (UPMS), iniciativa do pesquisador português, com sessão pública na terça-feira (22). Boaventura lembra que o futuro da educação para as novas gerações depende de uma convivência democrática refundada através do conhecimento livre, crítico, plural, e independente.

Boaventura de Sousa Santos (foto: Miguel Marques)

As inscrições seguem abertas até a realização da 39ª Reunião Nacional com informações e programação completa no site do evento. Baixe o aplicativo ANPEd Eventos para android e IOS e tenha a programação completa e atualizações sempre em mãos

Outro destaque internacional da 39ª ANPEd será a presença de Patricia Hill Collins, da Universidade de Maryland (EUA). Ao longo de cinco dias, o público acompanhará Sessões Especiais, Sessões Conversa e Minicursos com qualificados pesquisadores de todas regiões do país e convidados estrangeiros. Nesta edição será inaugurado o formato de Painéis Temáticos, para os quais os próprios associados propuseram atividades, com uma pluralidade de temas e perspectivas de diálogo. Nos 23 Grupos de Trabalho da Associação e em sessões de Pôsteres (digitais), os presentes poderão conferir as mais recentes pesquisas conduzidas na pós-graduação em educação brasileira - serão apresentados mais de 800 trabalhos. “Será um grande momento de afirmar a força da pesquisa em educação, a defesa da necessidade de produção e de socialização do conhecimento científico num momento em que vivemos uma grande crise do reconhecimento da importância do conhecimento e da ciência no país”, afirma Andréa Gouveia Barbosa (UFPR), presidente da ANPEd.

A Universidade Federal Fluminense (UFF) contará com uma programação que ainda inclui simpósios de rede internacional de pesquisa (AERA e WERA), homenagens, apresentações culturais e quatro mostras de cinema - uma com seleção de longas de viés social (Cine Clacso) e três delas inteiramente dedicadas a filmes de pesquisa em educação, como o Curta ANPEd, que chega a sua terceira edição este ano. A programação paralela ainda inclui reuniões de entidades, do FORPREd (Fórum dos Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação) e FEPAE (Fórum de Editores de Periódicos da Educação), proporcionando uma intensa troca e vivência para os vários âmbitos que compõem a pesquisa e a pós-graduação brasileiras.

Serviço

39ª Reunião Nacional da ANPEd

Quando: 20 a 24 de outubro de 2019 (domingo a quinta)

Onde: Universidade Federal Fluminense (UFF) - Campus Gragoatá (Rua Alexandre Moura, 8 - São Domingos - Niterói-RJ)

atenção: a abertura ocorrerá na Cúpula Fundação Oscar Niemeyer. Endereço: Rua Professor Plinio Leite, 86-168, Centro, Niteroi/RJ.

Inscrições e mais informações: http://39.reuniao.anped.org.br/

---------------------------------------------------------------------------------------------

Assessoria de imprensa: João Marcos Veiga | (31) 9.8788.4534 | joaomarcosveiga@gmail.com

---------------------------------------------------------------------------------------------

 

 

 

 

Leia Também