39ª ANPEd contará com conferência de Boaventura de Sousa Santos e pesquisadores nacionais e internacionais

A ANPEd realiza entre os dias 20 e 24 de outubro sua 39ª Reunião Nacional, na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói (RJ). Num dos momentos de maior tensionamento da democracia brasileira e de questionamento de garantias constitucionais, a Associação prepara um grande encontro de defesa da educação pública e da pesquisa - pilares de seus 40 anos de atuação. 

E para abordar tal tema, num contexto de ataques, lutas e resistências, a abertura contará com conferência do português Boaventura de Sousa Santos (Universidade de Coimbra), um dos mais lúcidos e perspicazes pensadores da atualidade.

Ao longo de cinco dias, a 39ª ANPEd promoverá uma ampla programação, com 14 sessões especiais com qualificados pesquisadores nacionais e internacionais, trabalhos encomendados nos 23 Grupos de Trabalho, encontro de entidades, simpósios, lançamento de livros, atividades culturais e homenagens - são esperadas mais de duas mil pessoas entre docentes e discentes. Juntamente aos debates e valorização dos espaços de encontro e sociabilidade, a reunião bianual da Associação segue tendo como seu maior valor a apresentação das pesquisas em Educação, cada vez mais necessárias para a compreensão e superação de desigualdades no país. Estar na ANPEd é dar visibilidade a diferentes perspectivas de conhecimento e dar voz a sujeitos silenciados, tendo o pesquisador como elemento central para o avanço e reconhecimento da ciência produzida pelas humanidades. Traga sua pesquisa e seja parte deste encontro - as submissões foram prorrogadas até o dia 16 de abril, com valores especiais de inscrição para pós-graduandos e professores da educação básica.

 

Tendo os encontros nos GTs como espaços privilegiados de aprofundamento no âmbito de cada grupo, as Sessões Especiais vão se configurar como momento único para enfrentar conjuntamente temas como Educação Básica, financiamento, formação de professores, cultura digital, juventude, privatização e internacionalização da pesquisa. Somando-se à presença de pesquisadores de universidades públicas das cinco regiões do Brasil, a 39ª Reunião Nacional amplia as análises e perspectivas de comparação com convidados internacionais, a exemplo de Elena Mignosi (Università degli Studi di Palermo/Itália), Catherine Walsh (Universidade Andina Simón Bolívar/Equador), Patricia Hill Collins (Universidade de Mellborne/EUA), Helena Hirata (USP/ Brasil e Paris 8/França) e Kenneth M. Zeichner (Universidade do Estado de Wisconsin, Madison/EUA), que também apresentará trabalho encomendado no GT 08.

 

Site da 39ª Reunião Nacional: http://39.reuniao.anped.org.br/

Saiba mais como submeter seu trabalho por aqui: http://39.reuniao.anped.org.br/inscricoes/