26.05 | Amazônia recebe o terceiro seminário da ANPEd para debater o Ensino Médio e subsidiar consulta pública | O que as pesquisas têm a dizer?

A ANPEd promove no dia 26 de maio, sexta-feira, o terceiro seminário "Ensino Médio - o que as pesquisas têm a dizer?". A atividade chega a Amazônia com intuito fomentar o debate entre especialistas de universidades, institutos e escolas e dar visibilidade à pesquisa recente sobre o tema como subsídio à consulta pública realizada pelo MEC sobre o tema. 

A atividade acontecerá de forma presencial na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em Manaus com transmissão ao vivo pelo canal da Associação - e retransmissão pelo canal do Ministério da Educação (MEC).

 

O encontro, que ocorrerá a partir das 15h (horário de Brasília) no Auditório da Escola Superior de Tecnologia da UEA, terá a presença de Anderson Pereira Evangelista (doutorando | EDUCANORTE), Doriedson do Socorro Rodrigues (UFPA) e Sílvia Cristina Conde Nogueira (UFAM), com mediação de Fabiane Maia Garcia (ANPEd | UFAM).  A abertura também contará com falas da presidenta da Associação, Geovana Lunardi (UDESC) e de Valdirene Alves de Oliveira, Coordenadora Geral de Ensino Médio na Secretaria de Educação Básica do MEC.

O formato de trazer pesquisadores seniores, doutorandos  ou recém-doutores com tese sobre Ensino Médio vem se repetindo em todos seminários. A ANPEd produzirá um relatório a partir dos encontros e o MEC vem acompanhando cada evento como observador com o intuito de colher subsídios para a formulação de nova proposta para a área. 

A ANPEd promoverá ao todo  cinco encontros, nas cinco regiões do país, cumprindo seu papel de fomentar a pesquisa e a pós-graduação como parâmetros essenciais à construção de políticas públicas. Os próximos seminários serão realizados no Rio de Janeiro (02 de junho na UNIRIO) e Brasília (06 de junho na UnB).

A consulta pública do MEC (clique aqui para acessar a plataforma) tem previsão de seguir até o dia 06 de junho e acontece juntamente a uma série de webinários, grupos focais, audiências públicas, conversas com gestores, especialistas e entidades, dentre elas a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. A escuta à sociedade também tem sido feita através de coleta de opiniões em plataforma digital. Clique aqui para acessar.  

A ANPEd vem fazendo amplo debate sobre o Novo Ensino Médio desde 2017, quando foi aprovado, até o início de sua implementação em 2022. A partir dos estudos da área e opinião de pesquisadores nas universidades, a Associação se posicionou pela revogação no Novo Ensino Médio, que representa atrasos para a área. A partir do diálogo que se abre sob a nova gestão do MEC no governo federal, a Associação tem levado suas preocupações a reuniões e seminários, assim como no assento retomado no Fórum Nacional de Educação (FNE), coletivo que integra um Grupo de Trabalho específico sobre a questão no MEC.