1a Reunião do Fórum de Editores de Periódicos da Área da Educação ocorreu em Recife em abril de 2012

O encontro do Fepae, realizado nos dias 19 e 20 de abril na UFPE, contou com mais de 100 editores e foi de fundamental importância para o fortalecimento da pesquisa em educação,sobretudo para sua difusão na área. Os 121 inscritos representaram 21 estados da federação. Alguns editores representaram mais de um periódico.    


 
O professor Jefferson Mainardes (UEPG – Revista Práxis Educativa e Fórum Sul de Coordenadores) relatou os principais pontos, decisões e conquistas do encontro do fórum.
 
Estrutura e coordenação do Fepae
 
Na plenária final, ficou decidido que o Fepae terá uma estruturação semelhante ao do Forpred, com uma coordenação nacional e quatro coordenações regionais.
A plenária aprovou a coordenação provisória, que deverá permanecer até a 35ª Reunião Anual, em outubro de 2012.
  • Coordenação Nacional: Sérgio Cirino (UFMG – Educação em Revista) e Catarina de Almeida Santos  (UnB – Linhas Críticas)
  • Região Sul: Jefferson Mainardes (UEPG – Práxis Educativa) e Luis Armando Gandin (UFGS – Educação e Realidade, Currículo sem Fronteiras e Arquivos Analíticos de Políticas Educativas)
  • Região Norte e Nordeste: Marta Araujo (UFRN – Educação em questão), Nelson Pretto (UFBA) e Laura Pizzi (UFAL)
  • Região Centro Oeste: Monica Kassar (UFMS), Luis F. Dourado (UFG – Retratos da Escola) e Catarina de Almeida Santos (UnB – Linhas críticas)
  • Região Sudeste: Sérgio Cirino (UFMG – Educação em revista) e Inês Barbosa Oliveira (UERJ, Teias) 

 

 

Principais decisões
 
- Os coordenadores nacionais (Sérgio e Catarina) deverão organizar a lista nacional para facilitar a comunicação com os editores.
- A próxima reunião do Fepae será no dia 21 de outubro de 2012, em Porto de Galinhas, durante a 35ª Reunião Anual. O encontro será paralelo à reunião do Forpred, GTs e outros que tradicionalmente ocorrem no domingo, dia da abertura.
- Deverá ser criado um banco de pareceristas, a partir dos GTs da Anped.
- O portal da Anped terá espaço para o Fepae, com informações sobre a avaliação de periódicos pela associação. Um dos materiais que será disponibilizado é o livro de Gildenir Santos (Unicamp) sobre indexação.
- Diversos editores participarão da reunião da ABEC (Ass. Bras. de Editores Científicos), que será realizada em Belo Horizonte, no período de 9 a 11 de julho de 2012, e do II EUSEER, que será realizado em Brasília, em junho de 2012. A participação da área de educação nesses espaços é essencial para consolidar a importância dos periódicos de nossa área. Com a existência da lista nacional, as informações sobre as novidades desses eventos deverão circular mais rapidamente.
- A comissão de Avaliação de Periódicos da Anped vai se reunir no final do mês de maio para iniciar os trabalhos. As revistas/periódicos deverão ser enviadas até 14 de maio, conforme já carta enviada pela Anped. A Comissão envidará esforços para que na 35ª RA seja possível apresentar um primeiro relatório.
Os editores deverão enviar 2 coleções dos 3 últimos números publicados para:
Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Educação – sala 312 GESTRADO
Professora Aparecida Paiva
Av. Antônio Carlos, 6627 / 31.270-90 - Belo Horizonte – MG
 
- As informações acima já foram enviadas aos editores, no dia 9 de abril de 2012, e será reenviada.
- Os Profs. Ricardo e Claudio e outros colegas editores de Araraquara podem contribuir para a criação de uma base de dados dos periódicos da área de educação, por região. Isso deverá facilitar o mapeamento nacional e está articulado às atividades da comissão de avaliação de periódicos da Anped.
- A pedido dos editores, haverá um espaço na reunião anual para divulgação dos periódicos da área, em um stand. O espaço é de divulgação e não para venda. A venda deverá ser em espaços específicos destinados à comercialização.
 
 
Reunião da Fepae – 19 de abril
 
- O Prof. Luís Reynaldo F. Alleoni, vice-presidente da ABEC, fez uma interessante palestra sobre o papel dos periódicos na divulgação do conhecimento.
- A Profª Clarilza fez um relato da avaliação de periódicos feita pela área de Educação – Capes, divulgada em março de 2012.
- A Profª Aparecida Paiva- UFMG, que coordenará a próxima avaliação de periódicos da Anped, apresentou informações sobre a composição da comissão de avaliação (disponível no site da Anped), procedimentos que serão adotados e manifestou que faria uma escuta atenta das discussões, tendo em vista a sua função de coordenadora da Comissão de avaliação de periódicos – Anped.
- Houve um intenso debate em torno das questões da avaliação, critérios adotados pela área (Capes), oportunidades de recursos, etc.
- A terceira atividade do dia foi a reunião dos editores por região, para o mapeamento dos periódicos, avanços, dificuldades, dentre outros.
- Deve-se ressaltar que houve um trabalho prévio das regiões Sul, Centro-oeste e Norte-Nordeste com relação ao mapeamento.
 
 
Reunião da Fepae – 20 de abril
 
- Houve a apresentação do mapeamento regional, avanços e dificuldades pelos oito editores que foram encarregados da coordenação regional. 
- As quatro regionais apresentaram dados muito interessantes sobre os periódicos da região. Apesar disso, há ainda a necessidade de que haja um mapeamento mais rigoroso, tendo em vista que há periódicos novos, outros com poucas entidades, que precisam ser envolvidos nas discussões do Fepae a partir de agora. O mapeamento do sul está disponível em:http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa
- Em seguida, houve uma mesa sobre Gestão Acadêmica e Editorial de Periódicos, com a presença de Lucia Bruno (Educação e Pesquisa- USP), Marta Araujo (Educação em Questão), Álvaro Hypolito (Currículo Sem Fronteiras) e Sandra Zákia (RBE).
Para melhor aproveitamento do tempo, houve apenas um intervalo para lanche no próprio auditório. Em seguida, realizou-se o debate a partir das apresentações regionais e da mesa sobre gestão de periódicos.
- As professoras Janete Azevedo (RBPAE-UFPE) e Leda Scheibe (Ufsc) apresentaram o relato das discussões e encaminhamentos principais.
- Profª Dalila coordenou a discussão final sobre a estruturação do Fórum e da coordenação provisória.
Em nome da diretoria da ANPEd, a Profª Dalila fez agradecimentos a todos os que colaboraram para a realização da reunião na UFPE. Destacou a participação de um número considerável de participantes que, certamente, obtiveram financiamento de seus instituições e Programas.
 
 
Avaliação dos participantes
O evento foi considerado muito produtivo pelos editores. Houve uma intensa interação entre os participantes.
Deve-se destacar que, para além das preocupações com a avaliação, há o interesse em dar continuidade às discussões no que se refere à qualidade dos periódicos e do conteúdo. A qualidade dos artigos está relacionada à pesquisa e produção de conhecimento na área de educação e há questões muito relevantes a serem discutidas e aprofundadas sobre essa questão.
Por fim, ao ser instalado o Fórum de editores no âmbito da Anped, pôde-se observar que ele começa com bastante força e entusiasmo, devendo constituir-se em um rico espaço de constante aperfeiçoamento dos periódicos da área.
Até 2011, nas reuniões da Anped, havia uma reunião de editores. Embora essas reuniões tenham sido sempre muito importantes, os editores consideravam que o tempo era exíguo e muitas questões ficavam pendentes.
Com a criação do Fórum e a efetivação das coordenações regionais, espera-se que ocorra uma maior articulação nacional e regional e o atendimento das necessidades dos editores.