1ª ANPEd Norte começa no dia 19 de outubro (quarta) em Belém do Pará debatendo os desafios para a educação na Panamazônia

A Universidade Federal do Pará (UFPA), campus do Guamá, em Belém do Pará, será a sede da 1ª Reunião Científica Regional Norte da ANPEd. Com a temática "Políticas Públicas e Formação Humana: Desafios para a educação na Panamazônia”, o encontro deve reunir 1.200 participantes entre 19 e 21 de outubro. A programação, composta por Sessões Especiais, Mesas Redondas, Reuniões Científicas, Comunicações Orais e atividades culturais, contará com conferência proferida pelo Prof. Dr. Aluísio Leal (UFPA), logo após a cerimônia de abertura do evento, marcada para as 9h de quarta-feira (19) no Auditório Benedito Nunes da universidade.

A escolha do tema que norteia as atividades como um todo se justifica pela necessidade de se aprofundar discussões sobre a Educação na/da Amazônia na perspectiva macro da região e por entender que a complexidade sociológica, antropológica e política do espaço amazônico exige dos profissionais da Educação grande esforço teórico e empírico na constituição de programas e projetos que garantam a formação humana de seus sujeitos.

O encontro, organizado pela PPGEd da UFPA, ANPEd e FORPREd Norte, é a primeiro especificamente para a região Norte, após o desmembramento do EPEN (Encontro de Pesquisa em Educação da região Nordeste), fruto de decisão estatutária de 2013, com resolução de 2015.

O resultado da avaliação dos trabalhos já está disponível no portal da ANPEd, na seção Associados. Clique aqui e entre com seu CPF e senha. Só integrarão a programação dos GTs os trabalhos aprovados e com inscrições pagas até o dia 15 de setembro de 2016.

Contato:  

Universidade Federal do Pará/Instituto de Ciências da Educação/

Programa de Pós-Graduação em Educação

Cidade Universitária Prof. Silveira Neto |

Setor Profissional - Instituto de Ciência da Educação

Av. Augusto Corrêa, 01 | Guamá - Belém - Pará - Brasil | CEP: 66075-110

Email: primeiranpednorte@gmail.com

Telefone: (91) 3201-7281

--

Comissão Organizadora

Sônia Araújo – Coordenadora do PPGED/UFPA, Vera Lucia Jacob Chaves – Vice-presidente Norte da ANPEd, Arminda Mourão – Coordenadora do Forpred Norte, Ivanilde Apoluceno – Vice-coordenadora do Forpred Norte.

Promoção: Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED/UFPA), Fórum Norte de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação (Forpred Norte) e ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação).

Sobre a ANPEd Norte

O evento resulta do desmembramento do Fórum Norte e Nordeste de Pós-Graduação em Educação, ocorrido em 2014, resultante de debates estabelecidos desde 2013.

Em 11 de junho de 2014, no Centro de Ciências Sociais e Educação – CCSE, da Universidade Estadual do Pará – UEPA, os coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Educação da região Norte, reunidos para tratar da organização e dos desafios da Pós-graduação, após análise sobre a reestruturação da ANPEd, a expansão dos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu no Brasil, em particular os das regiões Norte e Nordeste, e os desafios a serem enfrentados no contexto amazônico, resolveram, por meio de uma carta de intenção, iniciar o processo de criação do Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Norte.

Os (As) coordenadores (as) Ivanilde Apoluceno de Oliveira e Tânia Regina Lobato dos Santos (UEPA), Olgaíses Cabral Maués e Sônia Araújo (UFPA), Tânia Brasileiro e Maria Lilia Colares (UFOPA), Raimundo Nonato Falabelo (UFPA/Cametá), Jocyléia Santana dos Santos (UFT) e Antônio Carlos Maciel (UNIR) avaliaram que o crescimento nos últimos anos dos Programas em Educação no Norte, com a criação do Programa da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), do Programa do Campus de Cametá da Universidade Federal do Pará (Cametá/UFPA), do Programa de Mestrado Profissional da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), do Programa da Universidade Federal do Acre, do Programa da Universidade Federal do Tocantins e do Programa da Universidade do Estado de Roraima, viabilizava, juntamente com a Universidade Federal do Pará, Universidade Federal do Amazonas e a Universidade do Estado do Pará, a criação de um Fórum autônomo, que possibilitasse o fortalecimento e a consolidação da identidade regional desses Programas através da integração, do intercâmbio e de redes de pesquisa a partir de uma agenda comum sobre a Educação na Amazônia.

Consideraram, também, os coordenadores, que o crescimento dos Programas da Região Norte requeria uma maior autonomia para se reestruturar, de acordo com a nova distribuição geográfica desses Programas, e que, embora houvesse laços históricos e culturais profundos entre o Norte e o Nordeste, o novo contexto indicava que o melhor caminho para as duas regiões seria o do desdobramento. Também entenderam que os vínculos históricos construídos entre os Programas das duas regiões deveriam continuar sendo cultivados por meio de parcerias nas mais diversas áreas de interesse comum.

Assim, em 2014, no XXII Encontro de Pesquisa em Educação do Norte e Nordeste – EPENN, o desmembramento foi oficializado e o Fórum Norte de Pós-Graduação em Educação – o Forpred Norte, criado. A Prof.ª Olgaíses Cabral Maués (PPGED/UFPA) foi escolhida para assumir a coordenação e a Prof.ª Arminda Mourão(PPGED/UFAM) a vice-coordenação. O PPGED da UFPA apresentou, na ocasião, sua intenção em sediar o evento do Fórum, o que foi aceito por todos. Em 2015, na 37ª. Reunião Nacional da ANPEd, ocorrida na Universidade Federal de Santa Catarina, com a saída da Professora Olgaíses Cabral Maués da coordenação do PPGED da UFPA, a Professora Arminda Mourão assumiu a Coordenação do Fórum e a Professora Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (PPGE/UEPA), foi escolhida para ser a vice-coordenação. A partir de então, a I Reunião Científica Regional Norte da ANPEd começou a ser organizada.

A I ANPEd Norte tem, como objetivo geral:

Promover o intercâmbio científico entre os Programas de Pós-Graduação em Educação para fortalecer a pesquisa na área da Educação na região Amazônica, notadamente no Norte do Brasil, composto pelos estados do Pará, Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Amapá e Tocantins.

Em específico, pretende:

Socializar a produção acadêmica produzida no interior dos Programas de Pós-graduação em Educação, em especial na região Norte do Brasil;

Debater os problemas educacionais da região amazônica;

Articular os Programas de Pós-graduação em Educação em torno das políticas de Educação nacional e seus efeitos na região Norte do país;

Conhecer e debater os referenciais teóricos e metodológicos circunscritos às pesquisas em Educação;

Favorecer a discussão e elaboração de proposta de políticas de pós-graduação na área da Educação e em especial para a região Norte;

Promover o intercâmbio entre pesquisadores da área da Educação.

Público Alvo:

Poderão participar da Reunião Científica Regional, com apresentação de trabalhos professores (as) pesquisadores (as) de Programas de Pós-Graduação em Educação e áreas afins, estudantes de PPGEs, pesquisadores (as) em geral, e docentes de Instituições de Ensino Superior (IES) e da Educação Básica vinculados a grupos e/ou projetos de pesquisa. Poderão ainda participar da I ANPEd Norte 2016 sem apresentação de trabalhos estudantes de Graduação com bolsas de iniciação científica vinculados a grupos e/ou projetos de pesquisa.