15ª ANPEd Sudeste realiza evento híbrido de 29.11 a 02.12 em Belo Horizonte (MG); confira prorrogação e presenças confirmadas

A ANPEd Sudeste realiza entre os dias 29 de novembro e 02 de dezembro sua 15ª Reunião Cientítica Regional, em Belo Horizonte - MG. A programação terá como eixo norteador o tema "Educação, democracia e justiça social no desafio urgente da reconstrução nacional". 

O congresso ocorrerá em formato híbrido semipresencial, com conferências de abertura e encerramento na UFMG e demais atividades em plataforma online, incluindo cinco mesas temáticas diárias, encontros dos GTs, atividades culturais e reuniões de Fóruns da ANPEd e de associações.

As submissões estarão abertas entre os dias 13 de junho a 26 de agosto (nova prorrogação).

O evento será realizado pelos Programas de Pós-Graduação em Educação da UFSJ, UFMG, UFJF, UFLA, UFV, UFVJM, PUC-MG, UEMG, CEFET-MG, com apoio do FORPREd Sudeste e ANPEd Nacional.

Acesse o site do evento para mais informações e regras de submissão.

SOBRE O EVENTO E TEMÁTICA

Manter a ANPEd ativa em um contexto de ameaças à pesquisa e à pós-graduação, em especial às áreas de Ciências Humanas e Sociais, é a principal razão da realização de suas reuniões regionais.

Por outro lado, a pandemia da COVID-19, ao obrigar o fechamento das escolas, trouxe consequências das mais diversas naturezas para a educação nacional. O ensino remoto adotado, na medida em que depende de acesso às tecnologias, acabou revelando ainda mais o fosso digital no país. Sem acesso à internet, muitos estudantes ficaram impedidos de acompanhar as aulas; já se registram índices mais elevados de evasão escolar; alguns exames de larga escala mostram perda de aprendizagem. A realidade inédita vivida nos últimos dois anos faz da 15a Reunião da ANPEd – Sudeste lugar e momento adequados para uma reflexão sobre a experiência acumulada, sucessos e fracassos, como estratégia para pensar a educação no pós-pandemia e debater e comemorar os 200 anos da Independência e os 100 anos da Semana de Arte Moderna, que será o tema central das atividades culturais. 

Tendo em vista a continuidade da pandemia que assola o país e o mundo, por outro lado, com o avanço da vacinação no país,  a comissão local decidiu realizar a reunião no formato semipresencial. Serão realizadas na forma presencial, observados os protocolos não-farmacológicos para a COVID-19 estabelecidos pelas instituições anfitriãs, as conferências de abertura e de encerramento, com transmissão on-line (streaming) pelo canal do evento. Todas as demais atividades serão realizadas on-line,  como estratégia no cuidado com a saúde dos participantes.

A organização das atividades de apresentação de trabalhos caberá aos mesmos GTs da ANPEd Nacional, na medida em que a região Sudeste reúne Programas de Pós-graduação com representação em todos eles. Os GTs terão um coordenador e membros no comitê científico, definidos entre os seus membros do Sudeste podendo ser, ou não, colegas que desempenham a mesma função nas reuniões nacionais.

ORGANIZAÇÃO

Coordenação Geral

Eucidio Pimenta Arruda – UFMG

Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social - UFMG

Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo -UFSJ

(Coordenadora do Fórum Regional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação da Região – Forpred Regional) 

Maria Luiza Sussekind Veríssimo

(Vice-Presidente Regional da ANPEd)

Geovana Mendonça Lunardi Mendes

(Presidente da ANPEd)

Comissão Organizadora Local

Eucidio Pimenta Arruda -UFMG

(Coordenador da Comissão Organizadora Local)

Rosimar Fátima Oliveira – UFMG 

(Coordenadora Adjunta da Comissão Organizadora Local)

Comissão Organizadora

Alvanize Valente Fernandes Ferenc – UFV

Vera Lúcia Nogueira – UEMG

Regilson Maciel Borges – UFLA

Denise da Silva Braga – UFVJM

Simão Pedro P. Marinho – PUC-MINAS

 
 

Leia Também