XXIV Simpósio de Estudos e Pesquisas (FE-UFG) - "Universidade, Formação e Anti-intelectualismo"

Data: 
03/11/2019 - 23:00 até 05/11/2019 - 23:00
Prazo de Inscrição: 
26/08/2019 até 03/11/2019
Prazo para Submissão: 
26/08/2019 até 30/09/2019
Local: 
Faculdade de Educação - Universidade Federal de Goiás

Ao partir da premissa de que a universidade se constitui como um locus privilegiado de formação, produção, apropriação e socialização de conhecimentos, a Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, assume o compromisso ético, político e epistemológico com a sociedade e, por conseguinte, consolida a relação entre ensino, pesquisa e extensão, base para a concretização de um projeto coletivo em defesa dos interesses públicos da grande maioria da população. Ademais, sua atuação pauta-se na relação entre os processos de formação inicial e continuada de professores e psicólogos, bem como nas relações sociais instituídas no contexto histórico, político, econômico, social e cultural de nossa sociedade. Atuando nas licenciaturas, a Faculdade de Educação promove um debate interdisciplinar, proporcionando um espaço de interação entre pesquisadores nas mais distintas áreas do conhecimento.Acrescenta-se aos aspectos mencionados, o fato de os dois Programas de Pós-Graduação da Faculdade de Educação (PPGE e PPGP) preocuparem-se visivelmente com a indissociabilidade existente entre ensino, pesquisa e extensão.

O XXIV Simpósio de Estudos e Pesquisas da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, terá como tema central “Universidade, formação e anti-intelectualismo”.A escolha do tema se faz necessária em um momento em que a universidade vem sendo cobrada quanto ao seu papel social na interpretação e desvelamento da realidade, no que tange aos seus dilemas e proposições para a atualidade.

 No entanto, as reformas operadas no interior do Estado, nas últimas décadas, e, sobretudo nos últimos anos, transformaram-no em um Estado neoliberal, mudando radicalmente o seu comprometimento com as políticas sociais, designando-as como “serviços não exclusivos do Estado”, entre as quais estão a educação, a saúde, e a cultura. Além disso, percebe-se atualmente uma movimentação no Brasil de negação da autonomia universitária, da defesa da fé, da apologia do preconceito, e da negação da ciência. Daí a necessidade de afirmar a essencialidade da universidade: o esforço da busca da verdade, da pesquisa livre e rigorosa, do cultivo da reflexão, da crítica e da criação, da produção com qualidade, sem subordinação aos interesses privados e/ou instrumentais, sejam eles políticos, religiosos ou mercadológicos.

Pensara universidade como espaço de formação acadêmica, profissional e humana, é assumir o compromisso de afirmação constante da sua resistência aos movimentos que tentam descaracterizá-la como instituição científica e política. É assumir o compromisso de afirmar a universidade como instituição laica, científica e republicana.

Considerando o papel da Universidade de produzir e socializar o conhecimento de forma livre, crítica e compromissada com a verdade, a realização de discussões em torno da temática proposta ajuda no cumprimento e efetivação desse papel, bem como colabora para a formação de sujeitos autônomos. A universidade não pode se furtar ao exercício da reflexão, da insurgência aos temas consagrados e da emergência de novos temas e da cobrança dos direitos sociais.

A Faculdade de Educação vem produzindo, através dos simpósios realizados, amplo debate em torno de temáticas que convidam a comunidade acadêmica a discutir temas que contribuem para o aprofundamento de questões de ordem teórica, filosófica, social e ética. Nesse sentido, essa edição do Simpósio visa compreender os desafios teóricos e práticos contidos nesse novo contexto.

Portanto, pode-se afirmar que o Simpósio de Estudos e Pesquisas da Faculdade de Educação da UFG, dada a sua relevância acadêmica e social, é um evento emblemático que tem se consolidado como espaço reconhecido de discussões, debates e trocas de experiências para estudantes, professores, profissionais da Educação e da Psicologia, bem como de áreas afins, o que corrobora ao longo de mais de 28 anos, a sua reedição.

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