X SINCOL - Simpósio Nacional de Educação e IV Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores

Data: 
26/09/2018 - 09:00 até 28/09/2018 - 18:30
Prazo de Inscrição: 
01/01/2018 até 30/03/2018
Local: 
Campus da URI de Frederico Westphalen no Rio Grande do Sul

A Universidade Regional Integrada do alto Uruguai e das Missões (URI), através do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e o Departamento de Ciências Humanas convidam para o X SINCOL - X Simpósio Nacional de Educação e IV Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores e o II Encontro de Redes de Pesquisa em Educação que acontecerá de 26 a 28 de setembro de 2018, no Câmpus da URI de Frederico Westphalen no Rio Grande do Sul. O tema, Pesquisa, Pós-graduação e internacionalização: Contextos, demandas e horizontes reunirá pesquisadores e profissionais da educação oportunizando o debate e reflexão sobre as políticas educacionais e o processo de formação docente. Por outro lado, o colóquio possibilitará a divulgação da pesquisa em uma perspectiva nacional e internacional, ampliando o espaço de interlocução dos estudos conduzidos na URI e nas diferentes IES representadas. Ainda o Encontro de Redes de Pesquisa em Educação promoverá o encontro e a troca de saberes entre redes de pesquisa tendo a internacionalização como fio condutor dos processos de investigação. Dessa forma, o evento objetiva ser um fórum para a troca de experiências e saberes entre docentes, pesquisadores, estudantes de pós-graduação (stricto e lato sensu) de Educação, licenciaturas e áreas afins, congregando ainda graduandos e professores da rede de ensino em torno dos debates. Como forma de potencializar o debate frente a temática principal do Evento, o X SINCOL está organizado em cinco eixos temáticos, os quais, abarcarão os GTs de Trabalhos, os Minicursos e os Painéis Temáticos.

SUBMISSÃO DE PROPOSTAS PARA GRUPOS DE TRABALHOS (GTs):

O X SINCOL - X Simpósio Nacional de Educação e IV Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores e o II Encontro de Redes de Pesquisa em Educação abre as inscrições para as propostas de Grupos de Trabalho – GTs. Os GTs objetivam a sistematização e interlocução dos saberes e pesquisas nas áreas correlatas aos Eixos Temáticos do evento e pretendem ser um espaço de debate e reflexão. Os GTs poderão ser propostos seguindo as seguintes orientações:

As propostas submetidas deverão estar vinculadas aos Eixos temáticos estabelecidos pelo evento e devem ser encaminhadas para o e-mail sincol@uri.edu.br
A proposta de GT deverá ser feita por uma equipe composta por um coordenador(a) que deverá ter o título de doutor(a) com pesquisa(s) e/ou produções na temática proposta, e no máximo dois colaboradores, Doutores e/ou Mestres. A proposta de GT deve conter, no máximo, 500 palavras, apresentando título do GT, coordenação e colaboradores (nome, titulação, instituição e e-mail), Eixo Temático, justificativa/relevância e vinculação com o Eixo Temático, objetivos e delimitação da temática proposta.

Compete à coordenação do GT e seus colaboradores selecionar e avaliar os trabalhos a serem apresentados no evento tendo como referência os critérios estabelecidos pela comissão organizadora do evento. Ainda, assumir a coordenação de cada sessão composta por, no máximo, 20 trabalhos que serão apresentados em forma de comunicação em duas sessões. A organização da sessão também será de responsabilidade da coordenação do GT e seus colaboradores que deverão propor o debate e conduzir as discussões para a construção de uma síntese que será socializada ao final do evento, conforme programação.
Como compromisso da coordenação do GT e seus colaboradores também deverá ser entregue um artigo referente a temática do GT que integrará um E-book a ser lançado no evento. As normas para redação e formatação do artigo e prazos de envio serão encaminhados posteriormente pela comissão organizadora do evento.

O coordenador de GTs e seus colaboradores terão a sua inscrição isenta e o coordenador terá 02 (duas) diárias de hospedagem paga pelo evento. O evento não se responsabiliza pelo deslocamento dos coordenadores e colaboradores dos GTs.

EIXOS TEMÁTICOS

Políticas Públicas e Educação:

O eixo abriga estudos, pesquisas e ensaios atinentes às políticas de corte social, voltadas à educação básica ou superior. Incluem temáticas que versem sobre produção, implementação e avaliação de políticas, seus contextos e intervenientes.

Tecnologias e Inovação:

O eixo contempla estudos, investigações, ensaios e reflexões relacionadas à temática Tecnologia e Inovação no âmbito da Educação em seus diferentes enfoques e abordagens. Para tanto, acolhe contribuições a sua concepção e implementação e impactos a nível educacional e social.

Práticas Educativas e Formação Humana:

O eixo acolhe trabalhos dedicados à temática Práticas Educativas e Formação Humana em espaços formais e não-formais de ensino. Problematiza as práticas de ensino e aprendizagem em diferentes contextos e instituições educativas debatendo questões como cultura (s), identidade (s), movimentos sociais, cidadania, democracia, gênero, práticas inclusivas, dentre outros temas relacionados a este campo de investigação.

Formação de Professores

O Eixo leva em conta os processos de formação inicial e continuada de professores considerando os níveis e modalidades de ensino. Formação de professores para o Ensino Superior (graduação e pós-graduação). Formação de professores para a Educação Básica (Educação Infantil, Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio) e Modalidades Especiais (Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Educação Profissional, Educação Indígena e Educação no Campo).

Redes Colaborativas

O eixo reúne trabalhos dedicados às redes de colaboração científica que ocupam espaços relevantes na pauta do debate acadêmico contemporâneo, de modo articulados às políticas de internacionalização que emergem tanto da Alta Administração Pública/ Ministérios, secretarias e agencias ligadas à educação, ciência e tecnologia, como, também , das próprias Instituições de Ensino Superior (IES).

INFORMAÇÕES:

Secretaria do PPGEDU - URI/Câmpus de Frederico Westphalen E-mail: sincol@uri.edu.br - Telefone: 55 3744 9285
Endereço: Rua Assis Brasil, 709 - Prédio 08 - Sala 109 - 98400-000

COMISSÃO ORGANIZADORA:

PPGEDU – URI

COMISSÃO CIENTÍFICA:

Ana Paula Teixeira Porto Arnaldo Nogaro
Edite Maria Sudbrack Elisabete Andrade Elisabete Cerutti

Luana Teixeira Porto
Luci Mary Duso Pacheco Martin Kuhn
Miguel Ângelo Silva da Costa Silvia Regina Canan
Tatiane Ermel
Valesca Costa Brasil

[page3image32808]

A ANPEd não se responsabiliza pelas informações repassadas pelos respectivos eventos, assim como por certificados, comprovantes e e outros materiais referentes a eles.