VI Colóquio Internacional de Educação da Unoesc

Data: 
10/09/2018 até 12/09/2018
Prazo de Inscrição: 
03/04/2018
Local: 
Joaçaba | Santa Catarina

APRESENTAÇÃO

O evento tem por finalidade ampliar as possibilidades de diálogo e reflexão entre estudantes de graduação e pós-graduação, docentes da educação básica e da educação superior e pesquisadores da área da educação e afins sobre a necessária indissociabilidade entre educação e democracia e os enfrentamentos necessários para que a educação se constitua, efetivamente, em um direito público e subjetivo de todo cidadão.

EIXOS TEMÁTICOS

  • Educação e trabalho: Transformações do mundo do trabalho. Educação não formal e informal em diferentes formas e contextos. Educação popular e movimentos sociais. Educação de jovens e adultos. Educação permanente e trabalho. Educação integral e escola. Trabalho e formação profissional. Educação social e políticas sociais. Educação ao longo da vida.
  • Educação e cidadania: Educação e emancipação humana. Direitos sociais e direitos humanos. Democracia direta e democracia representativa. Políticas públicas e processos participativos. Políticas sociais e práticas conselhistas. Movimentos sociais e diversidade. Redes sociais e ativismo político. 
  • Estado e políticas educacionais: Estado e a produção das políticas sociais. Política educacional e projetos de sociedade. Modelos de desenvolvimento e políticas educacionais. Atuação de organismos internacionais e reformas da educação na atualidade. Regulação do Estado e avaliação da educação. Direito à educação e condições de acesso e permanência. Financiamento e programas educacionais. Relações público-privado na oferta da educação.
  • Filosofia e Educação: Fundamentos éticos da Educação. A dimensão estética da Educação. Linguagem e Educação. Processos filosófico-formativos. Filosofia como vertente humanizadora.
  • Formação e trabalho docente: Formação inicial e continuada de professores. Políticas de formação e profissionalização de professores. Iniciação à docência. Identidade docente. Trabalho docente.
  • Processos educativos: Estudos de diferentes tempos e espaços educativos, níveis de escolarização e modalidades de educação com ênfase nos processos educativos.  Processos de ensino e de aprendizagem. Avaliação da aprendizagem.  Currículo e práticas pedagógicas. Relação teoria e prática educativa. 

 

PÚBLICO ALVO 

Professores e pesquisadores da educação básica e do ensino superior, alunos e egressos do PPGEd da Unoesc e de outros programas de pós-graduação do país, docentes e estudantes da graduação, comunidade externa e demais interessados no tema.  

 

DATAS IMPORTANTES

  • 05/03 a 10/09 – Inscrições.
  • 26/03 a 16/07 – Submissão de trabalhos.
  • 07/08 – Divulgação dos trabalhos aprovados para apresentação no evento.

Para os que irão submeter trabalhos ao evento, é necessário efetuar a inscrição e o pagamento da taxa com 72 horas de antecedência. Autores e coautores dos trabalhos aprovados devem estar inscritos no evento.

 

Maiores Informações: 

http://www.unoesc.edu.br/cursos/evento-single/vi-coloquio-internacional-...

 

Clique aqui e acesse o folder do evento

A ANPEd não se responsabiliza pelas informações repassadas pelos respectivos eventos, assim como por certificados, comprovantes e e outros materiais referentes a eles.