IV Congresso Nacional de Educação para as Relações Étnico-Raciais | CNEPRE

Data: 
10/05/2018 até 13/05/2018
Prazo de Inscrição: 
30/01/2018
Local: 
Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

O debate e a problematização das relações étnico-raciais ganhou visibilidade no cenário acadêmico da UFCG a partir do trabalho coletivo feito pela Unidade Acadêmica de História, que desde 2012 criou o curso de Educação para as relações étnico-raciais, estando, atualmente, em sua IV edição. O curso, que se iniciou em caráter de Aperfeiçoamento, a partir de 2013 passou a ser ofertado enquanto Pós-Graduação Lato Sensu. O Congresso está diretamente articulado ao curso, sendo que um e outro se retroalimentam.

Esta edição do Congresso convida os interessados no campo de debate (relações étnico-raciais) a problematizarem as Identidades étnicas em situações de transitoriedade, promovidas por processos migratórios. A ambientação que pretende servir de suporte aos debates é o mundo do trabalho. Assim, os organizadores almejam promover discussões que tragam a baila os problemas ordinariamente enfrentados pelos trabalhadores em suas (des)conexões na sociedade capitalista.

As edições anteriores possibilitaram a fomentação do debate no campo das relações étnico-raciais, problematizando as articulações entre as identidades e alteridades (I CNPRE); sociedade e etnicidade (II CNPRE); identidade racial no ambiente escolar (III CNPRE). A partir destas experiências, e de questões evidenciadas contemporaneamente, é que esta IV edição ganhou sua feição.

Esta edição tem como base de realização Institucional a UAHIS/UFCG (Unidade Acadêmica de História); o curso de Pós-graduação (lato sensu) “Educação para as relações étnico-raciais”; O Programa de Pós-graduação em História da UFCG; O Programa Nacional de Cooperação Acadêmica estabelecido entre a PUC-SP a UFAM e a UFCG; o Programa Doutorado Interinstitucional promovido pela USP junto à UFCG.

Coordenação Geral: Marinalva Vilar de Lima / Antonio Clarindo Barbosa de Souza

Realização: UAHIS | PPGH | DINTER — USP/UFCG | PROCAD — PUC-SP/UFAM/UFCG

 

Cronograma:

  • Envio de Proposta de ST’s e MC's: 14/01/2018 a 13/02/2018.
  • Envio das propostas de comunicação: 17/02/2018 a 04/04/2018
  • Inscrição Geral (Ouvinte): 17/02/2018 a 06/04/2018 (Online), após esse período, apenas presencialmente na secretaria durante o congresso.

Preço: 40 ~ 50 R$

 

Confira a página do facebook do evento: fb.com/cnepre

Para mais informações, como valor e normas de inscrição, programação: goo.gl/ru2c3h 

A ANPEd não se responsabiliza pelas informações repassadas pelos respectivos eventos, assim como por certificados, comprovantes e e outros materiais referentes a eles.