
Curta Anped 2015
A Reunião Nacional da ANPEd realizou, em sua 37ª edição, um evento inédito. Nos dias 5 e 6 de outubro de 2015, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebeu a primeira mostra nacional de filmes de pesquisa da Associação. A Mostra Curta ANPEd tem por objetivo dar visibilidade a filmes que propiciam a reflexão sobre o uso das ferramentas e linguagens audiovisuais no processo de produção de pesquisas e conhecimentos. Os nove filmes desta galeria, com duração até 20 minutos, foram selecionados pela comissão da mostra para exibição e debates entre os associados.
Filmes selecionados para a Mostra na 37a Reunião Nacional da ANPEd.

Saberes e Fazeres de Ceramistas Fluminenses e Pernambucanos
Histórias separadas por mais de dois mil quilômetros, mas que envolvem uma só técnica. O filme da professora Fátima Branquinho explica o que é cerâmica através de outras vozes. Relatos que vem desde as capitais fluminense e pernambucana até o interior dos dois estados.

“Da Hora” e seus Meninos de Recife
O vídeo do pesquisador Maurício Roberto da Silva traz a história do artista plástico Abelardo da Hora, que marcou o mundo das artes na segunda metade do século XX. De estilo próprio inconfundível, o escultor e desenhista pernambucano é o narrador da própria história.