Veja os vídeos enviados

Aqui já tem currículoA ANPEd lança a campanha "Aqui já tem Currículo: o que criamos na escola...”.

O MEC está elaborando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que definirá o que deve ser ensinado nas escolas. Até o final do primeiro semestre de 2016 o Conselho Nacional de Educação receberá do MEC um texto da Base Curricular para discussão e homologação.

Foram convidados especialistas para construir o texto da BNCC e criados espaços frios e pouco interativos para a participação de professores e estudantes.

Consideramos que os professores e professoras de nossas escolas que já praticam currículos de variadas maneiras e com conteúdos plurais não foram devidamente ouvidos/as.

Por isso criamos a campanha Aqui já tem Currículo... para que possam circular por todo o Brasil vozes que narrem experiências curriculares já desenvolvidas. Vamos levar essas experiências de forma viva e criativa aos Conselheiros/as do Conselho Nacional de Educação.

Faça um vídeo de até 3 minutos ou envie um depoimento em texto com foto e conte para o Brasil o currículo que você já constrói na escola.

Faça uma foto sua e/ou do coletivo de professores com um cartaz e publique no Instagram com hastag #aquijatemcurriculo.

Currículo é mais que lista de conteúdo; currículo é diversidade, é criação, é vida nas escolas!  Conte como você já faz!

Saiba mais e envie fotos, textos e vídeos pela página da campanha http://anped.org.br/campanha/curriculo

Veja os vídeos enviados

AFRICANIDADE

#nome: Marina de Oliveira Delmondes
#instituição: E.E.E.F.M Angélica Paixão - Espirito Santo

Professores de rede estadual recebem prêmio de educação científica

#nome: Daniela Mendes Vieira da Silva
#instituição: Colégio Estadual Hebe Camargo - Rio de Janeiro

ARTE E CULTURA NA LUTA PELA TERRA

#nome: Mara Pereira da Silva
#instituição: Universidade Federal do Tocantins - Tocantins

PERCUSSÃO -ARTE EDUCAÇÃO NO CAMPO/Oficina de Música IFPA/CRMB

#nome: Mara Pereira da Silva
#instituição: Universidade Federal do Tocantins - Tocantins

Envie seu vídeo ou depoimento

Envie seu vídeo de até 3 minutos ou seu depoimento com foto.

 

Depoimentos

O currículo norteia e organiza o PPP (projeto politico pedagógico) das instituições de ensino de forma democrática, oportunizando aos profissionais da educação flexibilidade no momento de mediar...
#nome: Maria Rosa da Luz Lopes da Conceição
#instituição: Centro Educacional Raimundo Nonato Dias Rodrigues - Amapá
Entendemos que currículo seja mais que conteúdo, pelo fato de ser o currículo o norteados da escola, aquele que da vida e transpira a realidade daquela comunidade...O currículo precisa estar...
#nome: Vanessa Vieira Arruda
#instituição: ESCOLA MUNICIPAL PONTE DOS JESUÍTAS - Rio de Janeiro
Desenvolvo desde de 2011 na rede municipal de Belo Horizonte os Projetos: Meu Primeiro Livro criado em escola pública e Projeto Leitura e Letramento na Educação Infantil e Básica no qual os alunos...
#nome: Sâmia Macedo Ferreira
#instituição: Escola Municipal Sérgio Miranda - Minas Gerais
Pensar na construção de um currículo que dialoga com as práticas de sala de aula, com as concepções de sujeito, de ensino e de aprendizagem requer, primeiramente, reconhecer a identidade dos...
#nome: Carla Roberta Sasset Zanette
#instituição: Escola Municipal de Ensino Fundamental Governador Roberto Silveira - Rio Grande do Sul
OFICINAS DE FRAÇÕES COM ALUNOS SURDOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: Desenvolvi na escola estadual Nossa Senhora do Rosário, em Santa Cruz do Sul (RS), a oficina Equivalência de frações, que...
#nome: Daiane Kipper
#instituição: E.E.E.M. Nossa Senhora do Rosário - Rio Grande do Sul
Para atender aos objetivos e tendo em vista a reforma da LDB 9394/96, o departamento de Educação da AMOP iniciou suas atividades priorizando objetivos. A promoção de estudos e pesquisas para buscar...
#nome: EMMA GNOATTO
#instituição: ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DO OESTE DO PARANÁ- AMOP/DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - Parana
A voz das crianças!
#nome: Cristina Cardoso
#instituição: UFPR - Parana
Esse artigo foi publicado na revista Holos (Natal), com o objetivo de narrar uma prática pedagógica realizada com crianças de 02 a 06 anos de idade, em uma escola pública do município de Campinas-SP...
#nome: Fernanda Theodoro Roveri
#instituição: CEI Dr. Manoel Affonso Ferreira - São Paulo
A Escola Vila atua na Educação Infantil e Ensino Fundamental, em Fortaleza-CE, há 35 anos. Desenvolve rico histórico de intervenções socioambientais e de construção coletiva curricular alternativa,...
#nome: Fátima Limaverde
#instituição: Escola Vila - Ceara
Bom dia. O Currículo deve ser construído pela Escola, cada região tem suas especificidades. Esse currículo único é desconectado com a nossa realidade dentre outros problemas. EJA some no documento....
#nome: Márcia Valéria Cardoso Nicácio
#instituição: SEMED - Alagoas
Curriculo na Ed.Infantil é para nós o modo como organizamos as práticas pedagógicas:as diferentes linguagens, os espaços, os materiais, como acolhemos essas crianças, enfim que concepções temos de...
#nome: Andrea Viraqua garcia Marrubio
#instituição: Departamento municipal de Educação - São Paulo
Olá, Parabéns pela iniciativa. Estive muito preocupada com o andamento das discussões "democráticas" pela BNCC, ouvindo principalmente a experiência de algumas alunas vindas dos estágios....
#nome: Eloise Medice Colontonio
#instituição: UFPR - Parana
Como professora da educação básica da Rede Muncipal de Curitiba e como pesquisadora da PUCPR registro o movimento permanente realizado nas escolas públicas do muncípio de Curitiba. O currículo tem...
#nome: Joana Paulin Romanowski
#instituição: Pontíficia Universidade Católica do Paraná - Parana
O Currículo na Educação Infantil pode ser observado no caminhar dessas linhas, representadas na imagem, seus contornos, formas, curvas, sons e interações formados nas experiências e vivências desses...
#nome: Camila da Silva Perrotta
#instituição: EDI IGOR MORAES DA SILVA - Rio de Janeiro
O Currículo na Educação Infantil pode ser observado no caminhar dessas linhas, representadas na imagem, seus contornos, formas, curvas, sons e interações formados nas experiências e vivências desses...
#nome: Camila da Silva Perrotta
#instituição: EDI IGOR MORAES DA SILVA - Rio de Janeiro
O Currículo na Educação Infantil pode ser observado no caminhar dessas linhas, representadas na imagem, seus contornos, formas, curvas, sons e interações formados nas experiências e vivências desses...
#nome: Camila da Silva Perrotta
#instituição: EDI IGOR MORAES DA SILVA - Rio de Janeiro