Boletim ANPEd - MARÇO 2019

Editorial

Prezado associado,

O Boletim ANPEd de março de 2019 inaugura um espaço de colaboração de textos exclusivos produzidos no âmbieto dos Grupos de Trabalho - esta edição traz uma análise dos movimentos conservadores no país, realizada pelos coodenadores do GT 03 da Associação - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos. Interrogar o passado passa a ser essencial para entender a complexidade do presente, por isso o papel preponderante da pesquisa. Este é o caso das duas entrevistas especiais com autoras de artigos da RBE, que abordam de forma clara e em profundidade a configuração, execeção, disputas, limites e desmonte atual de duas instâncias e programas enquanto políticas públicas executadas na última década: o Pibid e a Secadi.

Defesa da educação pública, da pesquisa e ações de resitência irão nortear a realização da  39ª Reunião Nacional da ANPEd, em outubro deste ano em Niterói, com destaque para a conferência de abertura com Boaventura de Sousa Santos (Universidade de Coimbra) - notícia nesta edição traz destaques do encontro. Traga sua pesquisa e mobilize sua rede para fazer valer a voz da educação pública (as submissões foram prorrogadas até o dia 11 de abril).

 

 

Resistir de forma criativa é um dos pilares da atual gestão da Associação, com atuação de resistência, por exemplo, nos Fóruns Estaduais de Educação - confira texto da presidente da ANPEd sobre este contexto. Neste Boletim você acompanha a presença da Associação na agenda da educação em posicionamentos diversos em torno de temas como defesa da democracia, do estado laico, dos 55 anos do golpe militar, de investimentos na área e de uma gestão no MEC minimamente comprometida com as políticas públicas, respeito e superação de desigualdades.

A mobilização e a importância do debate estão presentes também em um bate-papo com o professor Luciano Mendes (UFMG) sobre o seminário anual do projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil, que este ano se insere na agenda da Ação Educação Democrática, organizada pela ANPEd. O compartilhamento de experiências, intercâmbios e parcerias também se destacam na presença de pesquisadoras da ANPEd no encontro anual da AERA, em Toronto, Canadá. E a nível nacional, a Associação convida para o I Congresso Nacional de Editores de Periódicos em Educação, promovido pelo FEPAE/ANPEd e que será realizado em junho na UDESC, em Florianópolis.

Acompanhe as ações da ANPEd nas nossas redes.

Navegue pelo menu à direita (ou ao final, em dispositivos móveis) para acessar estes e outros conteúdos. >>>>

Confira também:

EVENTOS DA EDUCAÇÃO

EDITAIS DA EDUCAÇÃO

Boa leitura! Leia e compartilhe.

Expediente

Ano VIII - n.45 - março 2019 | Jornalista Responsável: João Marcos Veiga | Jornalista: Camilla Shaw - Biênio 2017-2019 | Supervisão de Webjornalismo: Maria Luiza Sussekind | |Gestão “Resistência e Movimento” | Presidente: Andrea Gouveia (UFPR) | ANPEd | Rua Visconde de Santa Isabel, 20 – conj. 206-208 – Vila Isabel – Rio de Janeiro – RJ - CEP: 20560-120 Contatos: Tel. (21) 2576-1447 / 2576-2137 – Fax (21) 3879-5511 | Email: anped@anped.org.br | Horário de atendimento: segunda a sexta-feira – 09h às 18h |PORTAL da ANPEd |www.anped.org.br