Boletim ANPEd | maio-junho de 2018

Editorial

Leia aqui o Boletim ANPEd de maio-junho de 2018. Confira nesta edição a cobertura completa da Conferência Nacional Popular de Educação - CONAPE 2018, evento histórico de resistência e defesa da área que ocorreu em Belo Horizonte - a ANPEd esteve presente tanto na proposição e promoção de sessões temáticas no encontro, quanto na tomada das ruas da capital mineira. Confira também cobertura do seminário promovido pela SBPC na UFMG para debater a Educação Básica, com o intuito de levar proposições diretas a candidatos ao executivo e legislativo nas eleições deste ano, buscando alternativas para reverter o cenário de desmonte social e científico imposto após o golpe de 2016, o que passa pela imediata revogação da EC 95 (Teto de Gastos) e implantação do PNE. Entidade que congrega a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, a ANPEd também esteve presente em solenidade na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro que homenageou os 70 anos da SBPC, contando com falas de repúdio aos cortes de gastos em Ciência & Tecnologia no país.

A atuação da ANPEd na agenda política da educação brasileira aparece nesta edição em diversas atividades e posicionamentos, da defesa de financiamento a críticas ao corte etário na Educação Infantil, incluindo participação em espaços essenciais para a preservação dos direitos sociais e democráticos. Exemplo disso foi a sessão pública Marielle Vive!, realizada no campus de Manguinhos da FIOCRUZ, no Rio de Janeiro, A tema "Os movimentos sociais e as lutas pela construção de alternativas democráticas frente às múltiplas faces da violência", o encontro contou com falas do sociólogo português Boaventura de Sousa Santos e da coordenadora do Museu da Maré, Cláudia Rose Ribeiro da Silva - confira aqui depoimento em vídeo com os convidados.

Outro conteúdo especial deste boletim é uma entrevista transcrita para a linguagem de Libras, em vídeo, a partir de artigo da RBE que aborda exatamente a reviravolta discursiva da linguagem de sinais no Ensino Superior. Confira também aqui colaboração de texto do coordenador do GT 22 (Educação Ambiental) sobre os impactos do Projeto de Lei em tramitação no congresso que prevê abrandamentos ao uso de agratóxicos, além de entrevista com os coletivos que promoverão o I Fórum de Discentes de Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Sul, que ocorrerá durante a ANPEd Sul 2018, de 23 a 26 de julho na UFRS em Porto Alegre. Dentre as notícias instituicionais, destaque também para o edital da ANPEd que selecionará e apoiará pesquisadores para representar a Associação no encontro da WERA 2018 em agosto de 2018 na África do Sul - as inscrições estão abertas até 29 de junho.

Navegue pelo menu à direita (ou ao final, em dispositivos móveis) para acessar estes e outros conteúdos. >>>>

Confira também:

EVENTOS DA EDUCAÇÃO

EDITAIS DA EDUCAÇÃO

Boa leitura! Leia e compartilhe.

Contribua com textos para o Boletim ANPEd - clique aqui e saiba mais

Expediente

Ano VII - n.38 - maio-junho/2018 | Jornalista Responsável: João Marcos Veiga | Jornalista: Camilla Shaw - Biênio 2017-2019 | Supervisão de Webjornalismo: Maria Luiza Sussekind | |Gestão “Resistência e Movimento” | Presidente: Andrea Gouveia (UFPR) | ANPEd | Rua Visconde de Santa Isabel, 20 – conj. 206-208 – Vila Isabel – Rio de Janeiro – RJ - CEP: 20560-120 Contatos: Tel. (21) 2576-1447 / 2576-2137 – Fax (21) 3879-5511 | Email: anped@anped.org.br | Horário de atendimento: segunda a sexta-feira – 09h às 18h |PORTAL da ANPEd |www.anped.org.br